PUBLICIDADE

Francês de 105 anos quebra recorde de ciclismo

4 jan 2017 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

Centenário pedala mais de 22 quilômetros em uma hora em categoria criada especialmente para ele. Após percorrer 92 voltas, ele diz não estar cansado e é ovacionado por fãs.O francês Robert Marchand, de 105 anos, alcançou nesta quarta-feira (04/01) um novo recorde de ciclismo para a categoria acima dos 105 anos, criada especialmente para ele. O centenário pedalou 22,547 quilômetros em uma hora.

Marchand já foi mais rápido no passado, mas havia alertado antes da prova de que sua forma física já não é mais a mesma. "Eu não vi o sinal de alerta de que eu tinha somente mais dez minutos", disse Marchand após a prova. "Caso contrário eu teria ido mais rápido, eu teria conseguido um tempo melhor. Agora espero por um rival."

Há três anos, o centenário percorreu 26,927 quilômetros em uma hora, quebrando seu próprio recorde na categoria acima de 100 anos.

Fãs impressionados gritaram "Robert, Robert" durante os últimos minutos da prova, e Marchand foi ovacionado ao completar a última das 92 voltas. "Eu não estou cansado, minhas pernas não doem, mas meus braços sim. Tem que doer em algum lugar!", disse.

"Ele poderia ter sido mais rápido, mas cometeu um grande erro. Ele parou de comer carne no último mês, após ficar chocado com reportagens sobre como animais são submetidos a tratamento cruel", disse o fisiologista de Marchand, Veronique Billat.

O centenário vive num pequeno apartamento no subúrbio de Paris. O bombeiro aposentado pedala e se alonga todos os dias.

Ele começou a levar o ciclismo a sério aos 68 anos. Com apenas 1,52 metro de altura e 52 quilos, o francês pedalou de Bordeaux a Paris e de Paris a Roubaix várias vezes, e também de Paris a Moscou em 1992.

Para efeito de comparação, o atual recorde geral para uma hora de ciclismo é de 54,526 quilômetros, alcançado pelo britânico Bradley Wiggins em 2015.

LPF/ap/afp/rtr

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade