PUBLICIDADE

Foguete mais potente do mundo é lançado com carro a bordo

6 fev 2018 - 21h22
Compartilhar
Exibir comentários

Foguete jumbo, da SpaceX, transporta em lançamento de teste Tesla Roadster vermelho, que pertence a Elon Musk. Empresa pretende usar Falcon Heavy em futuras missões tripuladas à Lua e a Marte.A empresa SpaceX lançou com êxito nesta terça-feira (06/02) o foguete jumbo Falcon Heavy, considerado o mais potente do mundo, com um carro a bordo. O lançamento de teste ocorreu no Centro Espacial Kennedy da Nasa, localizado em Cabo Canaveral, na Flórida.

Foguete foi lançado em Cabo Canaveral, na Flórida
Foguete foi lançado em Cabo Canaveral, na Flórida
Foto: DW / Deutsche Welle

O Falcon Heavy, com 70 metros de altura e capacidade de transportar mais de 66 toneladas, decolou às 15h45 (hora local) da plataforma LC-39A, a mesma da qual partiram os foguetes das missões Apollo com destino à lua entre 1961 e 1972.

Milhares de pessoas acompanharam no local o lançamento, que foi adiado por mais de duas horas devido ao vento, e comemoraram o sucesso da operação. O foguete transporta na viagem teste um carro elétrico Tesla Roadster vermelho. O presidente da SpaceX, Elon Musk, também comanda a fabricante de automóveis.

Dois minutos e meio após a decolagem, os dois foguetes laterais se separaram, e 30 segundos depois a cápsula com o Tesla Roadster e com o boneco Starman ao volante se afastou do terceiro projétil e ficou descoberto. Uma das principais preocupações de Musk se centrava no minuto seguinte ao lançamento, quando o foguete suportou a maior pressão aerodinâmica.

O Tesla Roadster, que pertence ao próprio Musk, é o primeiro carro lançado no espaço e será enviado numa órbita similar à trajetória necessária para uma viagem a Marte. No entanto, somente após algumas horas será possível saber se o movimento foi bem-sucedido.

O custo de uma missão do Falcon Heavy é de 90 milhões de dólares. A capacidade de carga do foguete varia entre 66 toneladas se o destino for a órbita da Terra ou 17 toneladas se for Marte. A SpaceX quer usar o foguete jumbo para transportar satélites mais pesados para o espaço e até, no futuro, seres humanos em missões tripuladas à Lua e a Marte.

O sucesso do teste foi fundamental para a SpaceX que disputa com algumas concorrentes contratos lucrativos com a Nasa, empresas de satélites e o Pentágono.

CN/efe/lusa/rtr/afp

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade