PUBLICIDADE

Flórida ordena maior retirada de moradores de sua história

9 set 2017 - 06h21
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Após voltar à categoria 5, furacão Irma atinge Cuba e se dirige ao estado do sudeste americano, onde cerca de 5,6 milhões receberam ordem de ir para abrigos. Ciclone é o mais poderoso já registrado no Atlântico.O furacão Irma voltou à categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson, e está avançando neste sábado (09/09) pelo arquipélago de Camaguey, no norte de Cuba, onde a tocou terra na noite de sexta-feira, com ventos de até 260 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O NHC prevê que o Irma seguirá avançando durante o sábado pelo norte de Cuba até fazer um giro para noroeste, em direção à Flórida, nos Estados Unidos, onde poderá chegar entre a noite de sábado e manhã do domingo, antes de seguir caminho por terra até a Georgia e Carolina do Sul.

O governo da Flórida ordenou na sexta-feira a maior retirada de pessoas da história do estado americano. De acordo com o responsável do programa de furacões da Flórida, Andrew Sussman, perto de 5,6 milhões de moradores - cerca de um quarto da população - receberam ordem de evacuação, devido aos perigos mortais do furacão. Na Georgia, o governo determinou que 540 mil pessoas se retirassem da região costeira.

"Não esta noite, não em uma hora. Agora", afirmou o governador do estado, Rick Scott, a partir da capital Tallahassee, sobre a urgência de as pessoas abandonarem suas residências e irem para abrigos em todo o estado.

Scott pediu na noite de quinta-feira o fechamento, até a próxima segunda, de todos as escolas e universidades públicas para que possam estar disponíveis como abrigos para os primeiros efeitos do Irma.

Mesmo assim, muitos dos abrigos no condado de Miami-Dade e na vizinha Broward fecharam suas portas após terem alcançado, ao longo da sexta-feira, sua capacidade máxima.

Apenas no condado de Miami-Dade, foi emitida uma ordem de retirada para mais de 650 mil pessoas, a maior até a data, de acordo com o jornal Miami Herald. Entre quinta e sexta-feira, as rodovias estaduais tiveram engarrafamentos consideráveis, no que já é um êxodo sem precedentes de moradores e turistas que visitavam o sul da Flórida.

De acordo com os boletins de sexta-feira emitidos pelo Centro Nacional de Furacões (CNH), as projeções indicam que o Irma passará mais para a costa oeste do estado, afastada da área metropolitana de Miami, a de maior densidade populacional. No entanto, os meteorologistas e especialistas insistem nas dimensões do ciclone, cujos ventos de força de furacão podem abranger as duas costas do estado.

Irma é o furacão mais poderoso já registrado no Atlântico, onde deixou pelo menos 24 mortos em sua passagem pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de Saint Martin, segundo a emissora CNN.

Em sua passagem pela América Central e Caribe, o Irma não está sozinho, sendo acompanhado por dois outros furacões: o Katia que está passando sobre o México e o José, que se encontra no Oceano Atlântico.

CA/afp/lusa/efe

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade