PUBLICIDADE

Falta de cuidado com sistema hidráulico: quais os riscos?

Muitas vezes, o sistema hidráulico só recebe atenção diante de imprevistos. Luana Passos, sócia-fundadora da Desentupidora Eminente, alerta sobre a importância do acompanhamento e prevenção

23 jun 2021 15h12
ver comentários
Publicidade

De acordo com dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, SNIS, apenas 46% de todo o esgoto gerado no país é tratado. Além disso, 100 milhões de brasileiros precisam de medidas alternativas para lidar com dejetos, como fossas ou até mesmo descarte direto em rios. Outro dado que chama a atenção é a indisponibilidade de água tratada: 35 milhões de brasileiros passam pela situação atualmente.

Foto: DINO / DINO

Para além da ausência, o mau uso dos encanamentos também traz problemas para o lar. Jogar lixo em locais indevidos, como ralos, por exemplo, pode gerar problemas. Entre eles, o entupimento ou até mesmo ruptura de tubulações e retorno do esgoto para residências. 

Luana Passos, sócia-fundadora da Desentupidora Eminente, diz que algumas medidas simples podem ser adotadas como contenção de problemas. "Evitar que os fios de cabelo caiam na rede de esgoto, assim com o lixo da pia, já faz bastante diferença. Esta ação demanda pouco esforço: com a aquisição de redes para ralo, por exemplo, já temos resultados positivos", aponta. 

O óleo de cozinha também pode trazer prejuízos. "Quando esfria, o óleo de cozinha torna-se sólido. Ao descartá-lo na pia, é possível comprometer a passagem do esgoto e até mesmo obstruir o caminho de forma completa", explica a especialista. Por isso, descartá-los em pontos de coleta, armazenados em recipientes, é uma opção. "Caixas de gordura também podem ser instaladas na pia para evitar o contato direto com a tubulação", complementa.

Prevenção

Muito além da reflexão do problema no meio ambiente e nas estruturas dos lares, a ausência da utilização regular das redes de esgoto também deixa a saúde de muitos exposta. O saneamento básico é, inclusive, fator que apoia o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. Isso porque diversas bactérias e outras sujidades estão presentes nos resíduos.

"Febre tifoide, cólera e até mesmo a hepatite A podem ser contraídas durante o contato com o esgoto. Por isso, ter apoio especializado para tratá-lo e manuseá-lo quando preciso é indispensável". Para finalizar, a especialista diz que o trabalho preventivo também é importante. "Acompanhar o esgoto e encanamento deixa imprevistos longe e traz maior tranquilidade no lar e estabelecimentos. Realizar revisões periódicas e agir de forma preventiva é o que recomendamos para evitar problemas maiores", finaliza. 

Portfólio de serviços

A Desentupidora Eminente foi fundada em 2013, com foco em desentupimentos. De lá para cá, mais serviços foram disponibilizados no portfólio da corporação, que, hoje, oferece serviços para encanamentos, vazamentos e limpeza. 

Para saber mais, basta acessar: https://desentupidoraemsp.srv.br/



Website:

https://desentupidoraemsp.srv.br/
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Publicidade
Publicidade