PUBLICIDADE

Facebook anuncia integração de serviços de mensagem

6 mar 2019 - 21h44
(atualizado em 7/3/2019 às 04h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Mark Zuckerberg diz que mudança atingirá aplicativos de conversa do Facebook, Instagram e WhatsApp e promete um canal de comunicações centrado na privacidade.O fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira (06/03) que a plataforma integrará os serviços de mensagem do Messenger, WhatsApp e Instagram num canal de comunicações que será focado na privacidade.

Integração deve ocorreu nos próximos anos, segundo Zuckerberg
Integração deve ocorreu nos próximos anos, segundo Zuckerberg
Foto: DW / Deutsche Welle

Em carta aberta, Zuckerberg disse que as pessoas "cada vez têm mais interesse em se conectar com outras de forma privada". Segundo ele, o Facebook viu nos últimos anos como as mensagens privadas, as publicações efêmeras (no estilo do Snapchat) e a atividade dentro de pequenos grupos na rede social são as áreas de maior crescimento nas interações online.

"Entendo que muita gente pense que o Facebook não pode ou não quer construir este tipo de plataforma centrada na privacidade porque hoje não temos uma boa reputação como construtores de serviços de privacidade e historicamente nos centramos em ferramentas para compartilhar", admitiu.

No entanto, o executivo se mostrou convencido de que sua empresa será capaz de realizar esta conversão "da maneira como desenvolvemos o WhatsApp: centrando-nos no aspecto mais fundamental, a mensagem".

Zuckerberg indicou que este processo se materializará "nos próximos anos" e que se construirá sobre seis princípios: interações privadas, sistemas de encriptação, redução da permanência online das publicações compartilhadas, segurança, interoperabilidade e armazenamento seguro de dados.

Por meio desta integração, os usuários do Facebook poderão se comunicar com usuários do WhatsApp somente tendo uma conta no Messenger e vice-versa. Haverá também mais opções sobre o tempo que essas conversas deverão ser salvas. O acesso de contatos de uma plataforma nas demais será opcional. O executivo destacou ainda que os aplicativos de mensagem não serão fundidos.

A aposta em remodelar a rede social é divulgada depois de um ano no qual a empresa se viu abalada por vários escândalos relacionados com sua gestão da privacidade dos dados dos usuários, que mancharam consideravelmente sua imagem pública.

A maior polêmica que teve que enfrentar começou em março de 2018, quando foi revelado que a empresa de consultoria britânica Cambridge Analytica utilizou um aplicativo para compilar milhões de dados de usuários da plataforma sem o seu consentimento e com fins políticos.

A empresa se serviu de dados da rede social para elaborar perfis psicológicos de eleitores, que supostamente venderam à campanha do agora presidente americano, Donald Trump, durante as eleições de 2016. Meses mais tarde, em outubro, o Facebook admitiu também que hackers roubaram dados pessoais de 30 milhões de contas.

CN/efe/rtr/afp

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade