PUBLICIDADE

Exército da Síria prepara ataque para encerrar cerco rebelde no leste da capital

3 jan 2018 - 09h23
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército da Síria, apoiado por caças russos, intensificou o bombardeio sobre o último bastião rebelde situado nos arredores do leste de Damasco, enquanto se prepara para acabar com um cerco de forças opositoras a uma base do Exército, relataram moradores e testemunhas nesta quarta-feira.

Elas disseram que o Exército está reunindo forças de elite para preparar um grande ataque à Administração de Veículos Militares, que está sitiada por rebeldes. Acredita-se que ao menos 200 soldados estão retidos nas instalações amplas e fortemente protegidas.

Desde domingo, insurgentes pertencentes principalmente à facção islâmica Ahrar al Sham ampliaram seu controle sobre partes da base do Exército em Harasta, que penetra em Ghouta Oriental, o último reduto rebelde ao redor da capital.

Eles tomaram a base em novembro visando aliviar a pressão sobre as cidades e vilarejos de Ghouta Oriental, que testemunharam ataques aéreos crescentes na semana passada.

A mídia estatal não noticiou o ataque, mas disse que "terroristas" dispararam morteiros contra áreas residenciais de Harasta e que o Exército reagiu com ataques em Ghouta Oriental que provocaram baixas nas fileiras dos insurgentes, sem dar maiores detalhes.

Fontes da defesa civil disseram que, nos quatro dias de ataques aéreos pesados transcorridos desde sexta-feira, 38 civis foram mortos e ao menos 147 pessoas ficaram feridas. Cinco civis morreram na terça-feira.

A base vem sendo usada há tempos para alvejar a densamente povoada Ghouta Oriental na tentativa de forçar o enclave rebelde a se render. Mais de 300 mil habitantes do local vivem sitiados por tropas do Exército desde 2013.

Os avanços deixam os rebeldes mais próximos do centro da capital mais uma vez - no ano passado eles foram expulsos dos últimos bolsões remanescentes depois de meses de cerco e bombardeios.

O revés dos militares ocorre em meio a uma sucessão de vitórias no campo de batalha que permitiu ao Exército sírio, com grande auxílio da Rússia e do Irã, reconquistar grandes porções de território dos insurgentes no último ano.

Moradores disseram que ao menos 30 ataques aéreos atingiram áreas residenciais de Ghouta Oriental na terça-feira. Bombas lançadas sobre um mercado da cidade de Douma, o principal centro urbano de Ghouta, deixaram um morto e dezenas de feridos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade