PUBLICIDADE

Ex-chefe de campanha de Trump é condenado por fraude fiscal e bancária

21 ago 2018 - 20h40
(atualizado às 20h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Paul Manafort foi acusado de sonegar impostos e mentir para conseguir empréstimos bancários. Esse foi o primeiro julgamento no âmbito do inquérito sobre a ingerência russa nas eleições americanas.Um júri de uma corte federal do estado da Virgínia declarou nesta terça-feira (21/08) Paul Manafort, ex-chefe de campanha de Donald Trump à presidência americana, culpado de oito acusações por fraude fiscal e bancária em um julgamento que pode levá-lo a passar o resto da vida na prisão.

Paul Manafort dirigiu a campanha presidencial de Donald Trump durante cinco meses
Paul Manafort dirigiu a campanha presidencial de Donald Trump durante cinco meses
Foto: DW / Deutsche Welle

Manafort, de 69 anos, havia sido acusado de 18 crimes pelo procurador especial que investiga a suspeita de interferência da Rússia nas eleições presidenciais nos EUA, Robert Mueller. O empresário dirigiu a campanha eleitoral do republicano por cinco meses, além de ter continuado como assessor de Trump durante o período de transição presidencial.

Nem todas as denúncias eram diretamente relacionadas à campanha republicana. Grande parte delas era anterior a esse período. Algumas correspondem a trabalhos exercidos por Manafort a políticos pró-Rússia na Ucrânia entre 2004 e 2014, incluindo o então presidente ucraniano Viktor Yanukovytch, deposto em 2014.

Depois de deliberar por quatro dias, o júri chegou a um acordo apenas sobre oito das 18 acusações que pesavam contra Manafort. "Não conseguimos chegar a um consenso em dez das acusações", indicaram os jurados, num comunicado lido na audiência.

Os procuradores acusaram Manafort de sonegar 16 milhões de dólares em impostos referentes a pagamentos que recebeu por consultorias prestadas a políticos pró-Rússia na Ucrânia e mentir para bancos para conseguir 20 milhões de dólares em empréstimos quando seus rendimentos no país do leste europeu secaram.

O júri considerou Manafort culpado em cinco acusações de sonegação fiscal e três de fraude bancária, uma por não informar contas bancárias no exterior em 2012 e duas por mentir para obter empréstimos.

A pena para Manafort será decidida num julgamento posterior. Se for condenado à sentença máxima por cada um dos crimes de fraude fiscal e bancária dos quais foi considerado culpado, ele poderá passar o resto da vida na prisão.

O advogado de Manafort, Kevin Downing, afirmou que o veredito desapontou seu cliente.

Trump critica veredito

O resultado da audiência representa uma vitória, embora incompleta para Mueller, que comanda a investigação sobre as ligações entre a campanha de Trump e Moscou. A condenação de Manafort enfraquece, por outro lado, a posição do presidente americano.

Após a divulgação do veredito, Trump disse estar muito triste e afirmou que Manafort é "um homem de bem" e que a sua condenação faz parte da "caça às bruxas", a expressão que utiliza para designar a investigação sobre uma eventual ingerência russa nas eleições presidenciais nos EUA.

O FBI investigava Manafort pelo menos desde 2014. Em julho do ano passado, agentes da polícia federal fizeram buscas em sua casa, onde apreenderam documentos e outros materiais. A ação fez parte das investigações sobre a interferência russa nas eleições.

O julgamento em Virgina foi o primeiro dos dois em que Manafort é réu. No Distrito de Columbia, ele foi acusado de conspiração contra os Estados Unidos, lavagem de dinheiro, falso testemunho e atuar como agente estrangeiro não registrado em favor de interesses da Ucrânia.

CN/lusa/rtr/efe/afp

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade