PUBLICIDADE

DINO

Eventos temáticos: da inspiração à execução

24 mai 2017 - 04h08
Compartilhar
Exibir comentários

Não é de hoje que os eventos temáticos são fortes opções dos participantes, e os organizadores e planejadores de eventos recebem o desafio de filtrar as ideias até chegar no que realmente se espera.

Foto: DINO

Para esse tipo de evento, é importante considerar que a maioria deles carrega aspectos culturais e simbólicos, que vão muito além de apenas uma decoração inovadora e uma gastronomia diferente.

Além disso, esses profissionais devem se lembrar que os eventos temáticos têm como propósito entregar uma experiência única aos participantes, fazendo uso da criatividade aliada às características do seu evento.

A escolha por eventos temáticos está, em sua maioria, nos eventos sociais em geral. São inúmeros os aniversários que se abrem para algum tema específico, como o primeiro aninho de um bebê, a clássica debutante em seus 15 anos, os 50 anos do amigo e até os 80 da vovó. Mas a criatividade do profissional de eventos já chegou muito mais longe! Agora encontramos abertura de criação nos casamentos, chás de panela, chás de bebê e muitos outros.

Os eventos corporativos também entram nessa seleção. Aliás fazer eventos temáticos não é coisa do momento, eles estão cada vez mais presentes nas estratégias de relacionamento com clientes, funcionários e, por que não, amigos. As festas de final de ano são as mais lembradas, entre outros eventos mais pontuais, como premiações para os funcionários, aniversário da empresa e até lançamentos em geral.

A partir de todos os dados levantados a respeito do evento, é hora de apertar o play na criatividade! Alguns temas já foram consagrados pela época em que ocorrem, como em festas juninas, festas de natal, carnaval, dia das crianças e, em alguns lugares, até halloween. Mas é preciso estar sempre atento nas tendências para, com base nelas, ter a oportunidade de criar algo inovador e inesquecível.

São diversas opções desde a dobra do guardanapo, até algum detalhe da lembrancinha; ou seja, várias formas de projetar um mesmo conceito. Há algum tempo que os temas Retrô e Boteco estão em alta, embora também haja preferência por temas abrangentes como Paris, Hollywood e até a cerimônia do Oscar.

Com o briefing do evento em mãos, e as possibilidades de temas avaliadas de acordo com o público, espaço e ocasião, vem a dúvida: como ilustrar tudo isso no planejamento para o cliente? Novamente a tecnologia aparece como aliada.

Existem plataformas específicas para busca de imagens, justamente para inspiração. A mais famosa é o Pinterest. Nela é possível separar seu evento em galerias, salvando as ideias que se ajustam à proposta. Além dessa, também é possível utilizar o Tumblr e, claro, o próprio Google Imagens.

Com as características de cada tema definidas e a proposta alinhada, é só abrir a mente para as possibilidades. O planejador deve encontrar o equilíbrio entre a criatividade e a lógica, para avaliar o que será viável e condizente com o que está sendo esperado do evento mas, principalmente, o que o cliente deseja. A partir disso, é só seguir com o planejamento, buscar a inovação em seus processos e otimizar seus eventos, para ativar a criatividade e realizar eventos inspiradores!

Texto escrito por Gisele Ramalho para a Eventbrite Brasil.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade