PUBLICIDADE

Evento organizado pelo 'Estado' discute formas de poder

Seminário que vai reunir Dias Toffoli, Paulo Guedes, entre outros, se inspira em série do 'The New York Times'

29 out 2019 - 05h35
(atualizado às 07h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o apresentador de TV Luciano Huck serão alguns dos presentes no evento Estadão Summit Brasil - O que é poder?, que será realizado amanhã, em São Paulo. No encontro, personalidades discutirão as diversas interpretações possíveis da palavra "poder", em um contexto de transformações políticas, econômicas, culturais e tecnológicas.

Jornalistas do Estado vão atuar como moderadores nos debates. Ingressos podem ser comprados no site estadaosummitthebigideas.com.br.

A iniciativa é inspirada na série "Big Ideas", do jornal The New York Times. De maio a junho deste ano, o veículo publicou 14 textos de pensadores, ativistas, escritores e ensaístas sobre o tema "poder".

Peter Catapano, editor de Opinião do The New York Times e criador da seção The Stone, que deu origem a Big Ideas, estará no evento do Estado, no painel "Por que Poder?".

"Nesse século 21, as formas e ferramentas de poder se transformaram e multiplicaram com os avanços tecnológicos, para o bem e para o mal", disse o diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto, que debaterá O Poder da Informação com Michael Greenspon (The New York Times). "Ter a oportunidade de discutir esses processos com profundidade com atores tão relevantes é um momento importante e necessário para a sociedade brasileira", disse.

Larry Rohter, ex-correspondente do Times no Rio de Janeiro, vai analisar as políticas brasileira e norte-americana em conversa com o pesquisador Caio Vieira Machado, da Universidade Oxford. Luciano Huck, cotado como possível candidato à presidência da República em 2022, falará sobre O Poder da Comunicação. Ele será entrevistado pelos jornalistas do Estado Vera Magalhães, Alberto Bombig e Eliane Cantanhêde.

O painel sobre O Poder da Economia, além de Guedes, terá a presença do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, e da economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif.

Na semana passada, em entrevista ao Estado, Latif falou sobre as incertezas no cenário econômico mundial e o impacto disso no Brasil. Para ela, a economia mundial ainda vai piorar antes de melhorar. A economista da XP analisou o peso da guerra comercial entre Estados Unidos e China na desaceleração da economia mundial. "Em 2017, a economia mundial estava ganhando tração. Em 2018, começou a ter inflexão. A China e os Estados Unidos começaram a perder fôlego. Somou-se aí a questão da guerra comercial", afirmou Latif.

Inspiração

No The New York Times, The Big Ideas é uma ramificação da série The Stone, que desde 2010 já publicou 772 artigos de pesquisadores e pensadores, levando temas relacionados à filosofia a milhões de leitores do jornal em todo o mundo.

"A razão para se criar espaços de pensamento e questionamento, como The Stone e Big Ideas, é permitir que a atividade intelectual floresça no discurso público, para que os leitores sejam expostos a abordagens e ideias de todos os tipos", disse Catapano ao Estado.

Segundo o jornalista, o fato de a série tratar de filosofia não limita seu alcance a um nicho mais intelectualizado. "Os ensaios são feitos para atrair um público amplo, com linguagem acessível e clara relevância. Embora certamente tenhamos muitos estudantes e praticantes de filosofia entre os leitores, é muito provável que eles formem um grupo bem mais amplo", disse ele.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade