PUBLICIDADE

EUA pedem reunião urgente sobre Coreia do Norte

4 jul 2017 - 19h26
(atualizado às 21h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Conselho de Segurança deverá se reunir já nesta quarta-feira para debater novo teste, que Estados Unidos agora afirmam que se trata mesmo de um míssil balístico intercontinental.A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, pediu nesta terça-feira (04/07) uma reunião urgente do Conselho de Segurança para abordar o novo lançamento de um míssil pela Coreia do Norte. A reunião a porta fechadas foi marcada para esta quarta-feira, segundo os EUA.

China e Rússia apresentam plano conjunto para Coreia do Norte

Entenda: A complexa equação chamada Coreia do Norte

O pedido foi feito depois de a Coreia do Norte ter divulgado a realização de um teste bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental. Os Estados Unidos inicialmente minimizaram o alcance do míssil, afirmando que se tratava de um projétil de médio alcance. Porém, mais tarde o Pentágono confirmou que se trata mesmo de um míssil balístico intercontinental, confirmando informação adiantada pela agência de notícias Reuters e pela emissora de televisão Fox News.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse que é necessária uma ação global para bloquear a Coreia do Norte. "Qualquer país que hospede trabalhadores convidados da Coreia do Norte, que forneça algum tipo de benefício econômico ou militar ou não cumpra a total implementação de resoluções do Conselho de Segurança está ajudando e beneficiando um regime perigoso", afirmou. Ele acrescentou que os Estados Unidos jamais vão aceitar que a Coreia do Norte tenha armas nucleares.

Este foi o 11º teste realizado pela Coreia do Norte desde o início do ano. O míssil voou por mais tempo do que todos os outros testados pelo regime de Kim Jong-un até então, um total de 37 minutos. Segundo analistas, isso significa que a Coreia do Norte estaria em condições de atingir o Alasca. Em janeiro, o presidente Donald Trump afirmara que isso jamais aconteceria.

AS/efe/lusa/rtr/ap

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade