O Papa
· A vida do Papa
· O Papa Peregrino
· O atentado de 1981
· Mistério: a saúde
· Imagens
Vaticano
Papas do Século XX
Sucessão Papal
· O que é Conclave?
· O próximo papa
A Revolução da Cruz
Para Saber Mais
 



 Fórum
 
Apesar de ser considerado um papa moderno, que busca o diálogo com diferentes religiões e com o povo, João Paulo II é radicalmente contra métodos anticoncepcionais e a camisinha. Como você classifica a atuação do pontífice frente ao século 21?
 
   

 O PAPA


Médico da equipe papal confirma que João Paulo II sofre de mal de Parkinson

Carolina Cimenti/Redação Terra

Em janeiro de 2001, o ortopedista italiano Gianfranco Fineschi, que operou o Papa após uma fratura na perna em 1994, confirmou o que vários outros médicos já haviam dito: João Paulo II sofre do mal de Parkinson. Pela primeira vez na história um médico da equipe papal citou o nome da doença que atinge o homem forte do Vaticano.

O médico deixou clara a sua preocupação com a saúde do Santo Padre depois de um ano exaustivo para ele, 2000, quando a Igreja Católica comemorou o Jubileu. A agenda de João Paulo II nunca esteve tão cheia de atividades. "Fico muito preocupado cada vez que o Papa viaja, ou cada vez que se sente cansado durante uma cerimônia oficial", confessou Fineschi na oportunidade. "Eu deveria recomendar-lhe descanso, mas seria inútil. As operações às quais foi submetido e o mal de Parkinson têm feito com que ele sofra muito".

O Vaticano nunca reconheceu que João Paulo II sofre do mal de Parkinson, apesar do polonês de 80 anos apresentar fortes tremores na mão direita desde o início dos anos 90. Em outubro de 1996, o porta-voz do Vaticano Joaquín Navarro-Valls, um médico experiente, afirmou que o Papa sofria de um mal neurológico "extrapiramidal". Ainda segundo o Vaticano, o Papa sofreria de problemas neurológicos desde 1981, quando foi vítima de um atentado na Praça de São Pedro.

O Mal de Parkinson é uma doença neurológica que avança devagar até atingir todo o corpo, causando tremores nos braços, nas pernas e, por fim, na cabeça. Os sintomas podem ser controlados por medicamentos, mas a cura da doença não existe.

»Volta
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade