PUBLICIDADE

Escritório de direitos humanos da ONU diz que assentamentos israelenses continuam sendo ilegais

19 nov 2019 - 12h45
Compartilhar
Exibir comentários

O escritório de direitos humanos da ONU afirmou nesta terça-feira que os assentamentos israelenses no território palestino ocupado continuam violando o direito internacional, rejeitando a nova posição do governo dos Estados Unidos, que passou a apoiá-los.

Premiê israelense, Benjamin Netanyahu, visita assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada
19/11/2019
Menahem Kahana/Pool via REUTERS
Premiê israelense, Benjamin Netanyahu, visita assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada 19/11/2019 Menahem Kahana/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Na segunda-feira, o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, abandonou a posição de quatro décadas dos EUA de que os assentamentos, construídos em terras que Israel capturou na Guerra do Oriente Médio em 1967, são inconsistentes com o direito internacional.

"Continuamos a seguir a posição de longa data da ONU de que os assentamentos israelenses violam o direito internacional", disse o porta-voz dos direitos humanos da ONU, Rupert Colville, em entrevista coletiva.

"Uma mudança na posição política de um Estado não modifica o direito internacional existente nem sua interpretação pelo Tribunal Internacional de Justiça e pelo Conselho de Segurança", disse.

O Tribunal Internacional de Justiça, em um parecer consultivo emitido em 2004, disse que os assentamentos israelenses nos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental, foram estabelecidos em violação ao direito internacional.

A Quarta Convenção de Genebra de 1949 --que Estados Unidos e Israel ratificaram-- estabelece que uma potência ocupante não deve transferir partes de sua própria população civil para o território que ocupa, disse o porta-voz.

Grupos ativistas não governamentais também rejeitaram a nova postura do governo norte-americano, anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

"Isso não muda nada. O presidente Trump não pode varrer décadas de leis internacionais estabelecidas de que assentamentos são um crime de guerra", disse Andrea Prasow, diretora interina da Human Rights Watch em Washington.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade