PUBLICIDADE

ENTREVISTA-Tony Blair diz haver 50% de chance de novo referendo do Brexit

11 out 2018 - 08h19
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair disse que existe 50 por cento de chance de haver um novo referendo do Brexit, uma vez que a premiê Theresa May dificilmente terá maioria para aprovar qualquer acordo de separação do Reino Unido da União Europeia no Parlamento.

Ex-premiê britânico Tony Blair durante evento na Thomson Reuters, em Londres 11/10/2018 REUTERS/Simon Dawson
Ex-premiê britânico Tony Blair durante evento na Thomson Reuters, em Londres 11/10/2018 REUTERS/Simon Dawson
Foto: Reuters

"Qualquer Brexit sendo oferecido hoje resultará em um dano econômico significativo", disse Blair, que atuou como premiê de 1997 a 2007, em entrevista à Reuters.

"Ainda acredito que é possível deter o Brexit, acho que não há maioria no Parlamento para qualquer proposta que a primeira-ministra traga de volta", disse Blair, acrescentando que quer um segundo referendo.

Faltando menos de seis meses para a desfiliação britânica da UE, há pouca clareza sobre como a quinta maior economia do mundo e seu proeminente centro financeiro internacional negociarão com o bloco depois do Brexit.

May está tentando fechar um acordo, mas não se sabe se conseguirá torná-lo aceitável ao seu país, cuja legislatura precisa aprová-lo.

Blair disse que as agências reguladoras da Europa não desejarão ver o centro das finanças europeias fora de sua órbita, o que provocaria a perda de empregos no setor financeiro.

"Por que nos criar este problema em um campo da economia global no qual somos globalmente proeminentes?", indagou Blair, acrescentando que o governo descartou os interesses do setor de serviços.

Ele disse que, se o Brexit vingar e for seguido por um governo liderado pelo trabalhista Jeremy Corbyn, o país enfrentará "uma situação verdadeiramente prejudicial e desafiadora".   

"Este é o problema com as políticas dos dois grandes partidos: eles parecem pensar que você pode fazer o Brexit e depois buscar um monte de leis sociais para tornar o capitalismo mais justo e mais igualitário e assim por diante", disse Blair.

"Eles têm que acordar para o fato de que, se você fizer o Brexit, sua prioridade número um será fazer este lugar continuar sendo um lugar atraente para os investidores virem".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade