PUBLICIDADE

Engenheiro de MG é 2º brasileiro a viajar ao espaço

5 jun 2022 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

O engenheiro Victor Hespanha tornou-se neste sábado o segundo brasileiro a viajar ao espaço, a bordo do foguete New Shepard, da empresa de turismo espacial Blue Origin, de Jeff Bezos.

Répica de cápsula espacial da Blue Origin. Texas. 31/3/2022. REUTERS/Ivan Pierre Aguirre/File Photo
Répica de cápsula espacial da Blue Origin. Texas. 31/3/2022. REUTERS/Ivan Pierre Aguirre/File Photo
Foto: Reuters

Este foi o quinto voo tripulado da empresa de foguetes de Bezos, também fundador da Amazon. O voo suborbital levou Hespanha e mais cinco pessoas.

Segundo a Agência Brasil, o brasileiro ganhou a viagem em um sorteio entre os compradores de um token não-fungível (NFT), pelo qual pagou cerca de 4 mil reais usando criptomoedas.

"Foi uma honra voar esta tripulação especial de exploradores e verdadeiros pioneiros", disse Phil Joyce, vice-presidente sênior do New Shepard.

O voo dura cerca de 10 minutos, do lançamento ao pouso, e atinge uma altitude de cerca de 106 quilômetros, proporcionado aos passageiros alguns momentos sem gravidade antes da volta à Terra, em um pouso com paraquedas.

Empresas como a SpaceX, de Elon Musk, e a Virgin Galactic, fundada por Richard Branson, vêm tornando o turismo espacial uma realidade.

Até agora, Axiom, SpaceX e Nasa classificaram essas missões como uma marca na expansão do comércio espacial financiado com dinheiro privado, o que membros da indústria chamam de "economia da órbita baixa da Terra" ou "economia LEO".

O primeiro brasileiro a viajar ao espaço foi o astronauta e atual ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional em 2006.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade