PUBLICIDADE

Veja como foram os principais debates entre candidatos às prefeituras de capitais

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Porto Alegre tiveram encontros entre concorrentes na quinta-feira, 1º de outubro

2 out 2020 - 12h52
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) foram algumas das cidades brasileiras que tiveram a noite de quinta-feira, 1º de outubro, movimentada por debates entre os principais candidatos às prefeituras. Realizados presencialmente nos estúdios da TV Bandeirantes pelo País, nenhum dos encontros teve plateia e foram marcados pelo uso de máscaras e respeito ao distanciamento social, como medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Veja, a seguir, como foram os encontros entre os candidatos dessas capitais.

São Paulo

Na capital paulista, o primeiro debate ficou marcado pelos ataques direcionados ao candidato do Republicanos, Celso Russomanno. O líder da última pesquisa do Ibope, publicada pelo Estadão, se associou ao presidente Jair Bolsonaro e se apresentou como o "único candidato que tem amizade com o presidente". Veja nesta matéria as perguntas direcionadas ao candidato, além dos "melhores momentos" do encontro e as propostas apresentadas pelos 11 participantes.

Na análise do cientista político Rafael Cortez, além do ex-repórter televisivo, o debate também teve como foco o atual prefeito da cidade, Bruno Covas (PSDB), que pleiteia a eleição.

Rio de Janeiro

No primeiro debate do Rio, também se destacaram os ataques ao atual prefeito da cidade, Marcelo Crivella (Republicanos), e ao ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), ambos candidatos à reeleição. Crivella rebateu críticas à sua gestão impopular com a ideologização do debate, mencionando temas como "ideologia de gênero" e "kit gay". Já Paes protagonizou embates com a candidata Martha Rocha, do PDT, mas foi poupado de questionamentos sobre a denúncia na qual tornou-se réu por caixa 2 em 2012.

Belo Horizonte (MG)

O atual prefeito da capital, candidato à reeleição e primeiro colocado nas pesquisas, Alexandre Kalil (PSD), faltou ao primeiro debate da corrida eleitoral de Belo Horizonte deste ano. Mesmo sem a sua presença, a gestão foi o principal foco dos adversários no encontro, que correu sem embates intensos.

Salvador (BA)

O primeiro debate de Salvador foi marcado pelo alinhamento entre os quatro candidatos da base do governador da Bahia, Rui Costa (PT), contra Bruno Reis, candidato do DEM apoiado pelo prefeito ACM Neto, do mesmo partido.

Curitiba (PR)

Em clima de tranquilidade e sem hostilidades, o primeiro debate de Curitiba foi mais um que não contou com a participação de seu atual prefeito, Rafael Greca (DEM). Por conta do número elevado de candidaturas - 16, no total -, o encontro foi dividido em dois e a segunda parte será transmitida no dia 14 de outubro.

Porto Alegre (RS)

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB), foi atacado por todos os participantes do debate da noite de quinta-feira. Ele, que também esteve no encontro e pleiteia a reeleição, elevou o tom nas respostas para rebater as críticas dos adversários.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade