PUBLICIDADE

Política

Saiba quem vai apoiar Bolsonaro ou Haddad no 2º turno

Maioria dos partidos optou pela neutralidade apesar de figuras de influência declararem apoio pessoal a Fernando Haddad ou Jair Bolsonaro

16 out 2018 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários

O segundo turno das eleições presidenciais acontecerão em pouco menos de duas semanas, no dia 28/10, entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL), 46,03% dos votos válidos no primeiro turno e Fernando Haddad (PT), que teve 29,28%. Os dois candidatos são de chapas “enxutas”, pois o PSL fez coligação com o PRTB, partido do candidato a vice, general Hamilton Mourão, enquanto que o PT tem apenas o PCdoB, da vice Manuela D´Ávila, e o PROS.

Para o segundo turno, porém, os demais partidos já anunciaram em sua quase totalidade se serão neutros ou darão apoio a um dos dois candidatos. Confira o posicionamento deles:

 

Partidos Neutros

A maioria das executivas nacionais das siglas decidiu liberar seus coligados no segundo turno para apoiar quem julgasse melhor, como PSDB, PP e MDB. Entretanto houve partidos que apesar de anunciarem neutralidade atacaram o candidato do PT, Fernando Haddad, como o Novo e o DEM. Também houve o caso da REDE, que anunciou que filiados que votarem em Bolsonaro serão punidos.

Apoio ao PSL

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro
O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro
Foto: Wilton Junior / Estadão Conteúdo

Apesar de políticos influentes terem declarado apoio pessoal a Bolsonaro, como o presidente do DEM, ACM Neto, apenas dois partidos apoiam o candidato do PSL em sua totalidade: o PSC e o PTB.

Apoio ao PT

O candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT)
O candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT)
Foto: DAVI MAGALHÃES/FUTURA PRESS / Estadão Conteúdo

Haddad conseguiu o apoio declarado de partidos da esquerda, como PSOL e PDT. Digno de nota também é o apoio de uma ala do PSDB.

Veja também:

'Não estou vendendo minha alma ao diabo':
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade