PUBLICIDADE

PT pode adiar pela 3ª vez decisão sobre candidatura de Marília Arraes em Pernambuco

Proposta surgiu depois de o ex-presidente Lula, preso e condenado na Lava Jato, ter pedido ao articulador do partido com o PSB mais empenho na construção de alianças para chapa presidencial

20 jul 2018 - 14h53
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Em um último esforço por uma aliança nacional com o PSB, o PT estuda adiar pela terceira vez a definição sobre a candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo de Pernambuco. A proposta de adiar novamente o encontro estadual que vai definir a posição do PT na eleição para o governo de Pernambuco foi sugerida ontem, em reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral do partido, e será avaliada pela Executiva Nacional petista, reunida hoje em São Paulo.

A proposta surgiu na quinta-feira, 19, pouco depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Lava Jato, ter pedido a Márcio Macedo, um dos vice-presidentes do PT responsável por encaminhar as conversas com o PSB, mais empenho na construção de alianças para a disputa presidencial. Ontem, depois de se encontrar com o ex-presidente na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Macedo disse que Lula pediu mais cuidado com a formação de um leque de alianças.

No dia 5 de julho, em conversa com o líder sem-terra João Pedro Stédile e com o ex-presidente do PT Rui Falcão, Lula havia mandado um recado no sentido inverso ao dizer que "se fosse do PT de Pernambuco já estaria fazendo campanha por Marília Arraes".

A retirada da candidatura de Marília e apoio do PT à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) é uma das condições para que o PSB possa selar uma aliança nacional com o PT. Os socialistas também negociam com o presidenciável do PDT, Ciro Gomes.

Marília, que aparece em situação de empate técnico com o governador em pesquisas de intenção de voto, é considerada favorita no encontro partidário que vai definir se o PT terá candidatura própria ou apoiar a reeleição de Câmara.

Na reta final da fase de negociações de alianças, o PT corre o risco de ficar isolado na disputa presidencial. Anteontem a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, se reuniu com a direção do PC do B, acenou com a possibilidade de Manuela D'Avila ser candidata a vice, mas não houve decisão. O PC do B também negocia com Ciro.

Também ontem o PT perdeu a esperança de contar com o PR. O partido do empresário Josué Gomes da Silva, o "vice dos sonhos" de Lula, aderiu ao Centrão e fechou apoio a Geraldo Alckmin (PSDB).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade