PUBLICIDADE

PE: Paulo Câmara é eleito com 68,08% dos votos

5 out 2014 - 19h51
(atualizado em 6/10/2014 às 00h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Paulo Henrique Saraiva Câmara foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno</p>
Paulo Henrique Saraiva Câmara foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno
Foto: Marlon Costa / Futura Press

Com 100% dos votos apurados, está definida a vitória do  candidato Paulo Câmara (PSB) para o governo de Pernambuco. O peessebista obteve 68,08% dos votos, ficando à frente de Armando Monteiro Neto, que recebeu 31,07%. O candidato Zé Gomes (PSOL) teve 0,63% dos votos.  Confira o resultado parcial:

Paulo Câmara (PSB) - 68,08%

Armando Monteiro Neto (PTB) - 31,07%

Zé Gomes (PSOL) - 0,63%

Jair Pedro (PSTU) - 0,12%

Miguel Anacleto (PCB) - 0,07%

Pantaleão (PCO) - 0,04%

Brancos - 7,17%

Nulos - 9,50%

Quem é Paulo Câmara (PSB)

O recifense Paulo Henrique Saraiva Câmara nasceu em 1972, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública pela UFPE. Câmara também é auditor das Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Apesar de estar filiado ao PSB somente desde outubro de 2013, está há muito tempo ligado à política. Assumiu em 2007 a Secretaria de Administração permanecendo no cargo até 2010, quando tornou-se Secretário de Turismo, onde ficou até dezembro de 2010. No mês seguinte assumiu o cargo de Secretário da Fazenda de Pernambuco.

<p>Paulo Henrique Saraiva Câmara posa para foto junto da família de Eduardo Campos após voto</p>
Paulo Henrique Saraiva Câmara posa para foto junto da família de Eduardo Campos após voto
Foto: Twitter

Nas primeiras pesquisas de opinião, Paulo Câmara oscilava entre 8% e 11% da preferência do eleitorado. Com a morte do presidenciável Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, padrinho político e responsável pelo lançamento de sua candidatura, Câmara avançou 18 pontos percentuais em 26 de agosto, primeiro levantamento divulgado após a morte de Campos. Foi uma das mais impressionantes reviravoltas eleitorais deste ano. Toda a sua propaganda eleitoral foi atrelada à imagem de Eduardo Campos e marcada por depoimentos da viúva, Renata Campos, apoiando fortemente a candidatura do socialista ao governo do Estado.Casado com a juíza de direito Ana Luiza Câmara, é pai de duas meninas, Helena, de 9 anos, e Clara, 4 anos. A sogra, Vanja Campos, é irmã de escritor Maximiano Campos, pai de Eduardo Campos (PSB).

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/veja-o-cenario-eleitoral-nos-estados/ IMG HTML

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Nos últimos dias de campanha, um ingrediente novo foi acrescentado à corrida de Câmara: a presença no palanque dos três filhos mais velhos de Eduardo Campos. O apelo emocional da família Campos foi um dos grandes trunfos de Paulo Câmara rumo ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. O candidato do PSB também foi favorecido pela escalada de Marina Silva nas pesquisas de opinião. Em um gesto simpático ao grupo de Eduardo Campos, Marina escolheu o Recife para o lançamento de sua candidatura à Presidência e se dispôs a gravar depoimentos e participar de atos públicos ao lado de Câmara. Todo o apoio recebido durante o primeiro turno levou Paulo Câmara a vencer seu maior obstáculo: o desconhecimento do eleitorado, principalmente o do interior de Pernambuco.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade