PUBLICIDADE

Lula vota em São Paulo e exalta campanha "madura" de Dilma

26 out 2014 - 12h56
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Lula votou em S&atilde;o Bernardo do Campo, no ABC paulista</p>
Lula votou em São Bernardo do Campo, no ABC paulista
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou neste domingo em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, onde iniciou sua carreira política, e afirmou acreditar na reeleição de Dilma Rousseff.

"Tenho muita esperança e expectativa que a companheira Dilma fez uma campanha mais madura, tentando politizar e discutir os temas nacionais. Também por isso acho que ela vai ganhar a credibilidade do povo brasileiro hoje", declarou Lula aos jornalistas após votar em uma escola pública da cidade paulista.

Acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia, e de alguns membros do PT, Lula afirmou estar confiante de que Dilma estará na presidência a partir de 1º de janeiro de 2015, e que fará um governo muito mais ousado. "Como ela mesmo diz, fazer mais do que ela já fez", disse o ex-presidente.

Dilma votou no começo da manhã em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, enquanto seu rival, Aécio Neves, candidato pelo PSDB, compareceu às urnas em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ambos estavam acompanhados de militantes e correligionários.

Como faz tradicionalmente em todas as eleições, Lula votou depois das 10h e, na saída, falou com a imprensa. "Cada eleição é para mim a consagração de um dia a mais de convivência, de aperfeiçoamento democrático em nosso país", acrescentou Lula, que governou o Brasil em dois mandatos, entre 2003 e 2010, após perder as eleições em 1989, 1994 e 1998.

"Sempre que perdia as eleições, começava a me preparar para as próximas. Não ficava chorando o leite derramado", revelou. O ex-presidente admitiu que o vencedor do pleito neste domingo terá uma tarefa "nada fácil" para montar uma coalizão com os 28 partidos que conseguiram cadeiras no Congresso Nacional.

"Temos que nos preocupar com a engenharia de governabilidade deste país", ressaltou Lula, otimista que o conjunto de projetos executados por Dilma nos últimos anos são suficientes para garantir sua reeleição. "Não há risco de que Dilma perca", cravou.

Sobre as informações reveladas pela revista "Veja" de que ele e a atual presidente sabiam de um esquema de corrupção na Petrobas, Lula minimizou. "Infelizmente, eu conheci a cara (do Youssef) nas páginas dos jornais" afirmou.

Segundo a "Veja", o doleiro Alberto Youssef disse em depoimento que os dois conheciam o esquema de pagamentos de propinas provenientes de contratos da estatal com empresas de construção civil para favorecer partidos da base aliada.

Durante a votação de Lula, nos arredores da escola, simpatizantes de Aécio provocaram militantes de Dilma. A Polícia Militar teve que intervir para controlar a situação.

Guia do eleitor Guia do eleitor

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade