PUBLICIDADE

Política

Líder do governo: voto impresso vai a plenário nesta terça

A possibilidade de votação da PEC nesta semana já havia sido levantada mais cedo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira

9 ago 2021 - 15h59
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros
REUTERS/Ueslei Marcelino
Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), confirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso será analisada pelo plenário da Casa na terça-feira, 10.

A possibilidade de votação da PEC nesta semana já havia sido levantada mais cedo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que se reúne na tarde desta segunda-feira com lideranças da Casa para discutir o tema.

"Sim, amanhã em plenário", disse Barros à Reuters quando perguntado sobre a data de votação da PEC. Segundo duas fontes ouvidas pela reportagem, a intenção de Lira, ao tentar votar a proposta, é dar ao plenário a última palavra sobre o tema e "enterrar" de vez o assunto.

O deputado, de fato, defendeu mais cedo que o resultado da votação seja acatado e respeitado pelos demais Poderes. Também adiantou que a PEC deve ser derrotada, uma vez que a maioria dos partidos políticos se opõe à proposta.

A PEC foi rejeitada na última semana em comissão especial da Câmara por 23 votos a 11, mas Lira fechou acordo com o presidente Jair Bolsonaro - um ferrenho defensor da medida - para levar o texto ao plenário, em troca de o presidente aceitar o resultado.

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), para a mudança ser aprovada precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em dois turnos de votação e depois, também em duas rodadas, os votos de 49 dos 81 senadores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade