PUBLICIDADE

Política

Janaína Paschoal quer mais tempo para decidir sobre vice

Cotada como vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), jurista afirmou que não concorda com a ideia de que 'vice não manda nada'

23 jul 2018 - 15h38
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A advogada e professora da USP Janaína Paschoal, cotada como possível vice na chapa à Presidência da República do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), reafirmou nesta segunda-feira, 23, que precisa de mais tempo para decidir se aceita o convite para formalizar a parceria e disputar as eleições 2018.

Janaína, que ficou conhecida nacionalmente por ser uma das autoras do pedido de impeachment contra a então presidente Dilma Rousseff, disse que discorda da frase de Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José de Alencar e cotado como vice do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), de que um vice "não manda nada".

Janaina Paschoal no lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro para à Presidência da República, durante Convenção Nacional do PSL
Janaina Paschoal no lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro para à Presidência da República, durante Convenção Nacional do PSL
Foto: JOSE LUCENA/FUTURA PRESS / Estadão Conteúdo

"Definitivamente, não concordo com Josué de Alencar quando diz que vice não manda nada e ajuda quando não atrapalha", disse a jurista ao Estado. No domingo, 22, ela participou da convenção nacional do PSL, que oficializou a candidatura de Bolsonaro à Presidência. Segundo ela, ficou a impressão de que Bolsonaro parece "ser uma pessoa muito bem intencionada".

Janaína pediu moderação e tolerância em seu discurso, criticou o que chamou de pensamento único e defendeu a necessidade de pensar na governabilidade. "Não se ganha a eleição com pensamento único. E não se governa uma nação com pensamento único", disse Janaína na convenção.

Em sua fala, também afirmou que não era preciso sair "falando para as pessoas acreditar em Deus", o que teria irritado pastores evangélicos apoiadores do militar. Mais tarde, na coletiva de imprensa, Jair Bolsonaro minimizou qualquer atrito com a jurista. "Tem que ter a liberdade de se expressar. Ela tem a opinião dela. Não dá para afinar 100% o discurso", afirmou.

Janaína é o terceiro nome cotado para assumir a vice na chapa. Antes, Bolsonaro tentou o senador Magno Malta (PR-ES), que optou por dedicar-se à reeleição ao Senado, e o general da reserva Augusto Heleno, que foi vetado pelo PRP.

Veja também:

No Rio, convenção oficializa candidatura de Jair Bolsonaro:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade