PUBLICIDADE

Haddad diz que PT apoiaria qualquer outro candidato contra Bolsonaro

Petistas não conseguem fechar aliança ampla contra candidato do PSL, que lidera as pesquisa de segundo turno

16 out 2018 - 18h59
(atualizado às 19h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, afirmou há pouco em evento com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo que, se não houvesse passado ao segundo turno, poderia apoiar "qualquer candidato" contra Jair Bolsonaro (PSL).

"Nós estaríamos discutindo a sério apoiar qualquer outro candidato no segundo turno contra o Jair Bolsonaro, diante da ameaça que ele representa. A nossa elite é o contrário. Está disposta a apoiar qualquer candidato para evitar a retomada do projeto de desenvolvimento com inclusão social que era o que nós estávamos fazendo até que o golpe nos tirou este direito", afirmou.

Segundo ele, a elite brasileira passou os últimos dois anos em busca de um "Macron brasileiro", em referência ao presidente da França, Emmanuel Macron. "Eles acabaram encontrando o Jair Bolsonaro. Seria uma piada, se não fosse tão ameaçador. Esta elite está disposta a tudo", afirmou.

Lembrando o apoio de Mario Covas (PSDB), Leonel Brizola (PDT) e Miguel Arraes (PSB) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno de 1989, Haddad reconheceu a dificuldade de se reproduzir uma aliança em termos semelhantes.

"Não é fácil fazer hoje porque nos dias atuais a violência hoje é maior que a violência ocorrida em 1989, quando a gente saía do período de arbítrio da ditadura. Nós não vamos voltar a esta situação (de arbítrio), ninguém aqui quer isto", afirmou.

A campanha de Haddad dá como improvável criação de frente ampla contra Bolsonaro e que as declarações de Cid Gomes (PDT) afastaram possibilidade de união de centro-esquerda. O irmão de Ciro disse que o PT precisa fazer mea culpa e assumir que fez "muita besteira" - ou perderá a eleição de forma "merecida".

Bolsonaro lidera a corrida presidencial, com 59% das intenções de voto, na primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo do segundo turno. A duas semanas da eleição, o deputado e capitão reformado tem 18 pontos porcentuais de vantagem sobre Fernando Haddad (PT), que aparece com 41%.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade