PUBLICIDADE

Democracia brasileira se aproxima de penhasco, diz John Oliver, em sátira sobre Bolsonaro

Apresentador avalia que, caso presidente não se reeleja, a versão dele do 6 de janeiro pode ser 'muito mais destrutiva' do que a de Trump

26 set 2022 - 13h43
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Apresentador John Oliver levou dois troféus por seu programa "Last Week Tonight"
Apresentador John Oliver levou dois troféus por seu programa "Last Week Tonight"
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Para o comediante britânico-americano John Oliver, a democracia brasileira, uma das "maiores do mundo", "parece estar se aproximando de um penhasco". O apresentador do Last Week Tonight, da HBO, avalia que, caso Jair Bolsonaro (PL) perca a eleição, a versão dele do 6 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Donald Trump invadiram o Capitólio, pode ser "muito mais destrutiva", pois o brasileiro tem os militares ao lado dele.

"Bolsonaro tem apoio militar significativo e há algumas dúvidas sobre o que eles podem fazer no caso de uma revolta, o que aumenta significativamente as apostas", declarou. Com humor afiado, Oliver comanda o programa satírico que já está na nona temporada. Essa é a segunda vez que o presidente é foco de fortes críticas do apresentador, que já falou sobre ele em 2018.

Oliver atribuiu o assassinato de petista por Bolsonarista em Foz do Iguaçu (PR), à "retórica" de Bolsonaro, e sustentou que o presidente transformou o Bicentenário da Independência em um "comício". O apresentador também não poupou críticas à política ambiental e de gestão da pandemia do presidente brasileiro, a quem descreve com os adjetivos "misógino" e "homofóbico".

Aos americanos, Oliver destacou que é provável que a eleição presidencial não seja solucionada no dia 2 de outubro e se estenda para um segundo turno, entre Bolsonaro e, nas palavras dele, seu "principal adversário", Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O que, para o apresentador, significa que as próximas semanas serão "estressantes" aos brasileiros.

"Se Bolsonaro eventualmente perca e opte por lutar contra os resultados, vai testar a força da democracia relativamente jovem do Brasil", falou. "Brasil sinto muito pelo o que vocês estão passando neste momento. Nossos pensamentos estarão com vocês nas próximas semanas. Boa sorte!", completou.

Oliver também comentou sobre as dúvidas recorrentes levantadas pelo presidente sobre a integridade das urnas eletrônicas. O apresentador declarou que as máquinas são "amplamente vistas como seguras" e que, ao questionar a segurança delas, Bolsonaro não tem a intenção de "maximizar a segurança do voto", mas sim "maximizar a quantidade de desconfiança que as pessoas têm nele". "E seus apoiadores têm dado muito ouvidos a suas besteiras."

O comediante também falou sobre Lula durante a esquete. Ele destacou que o petista foi "incrivelmente popular" enquanto ocupava a presidência, mas, depois, foi "pego" em uma investigação de corrupção, a Operação Lava Jato, mas teve a "condenação anulada" e, agora, as pesquisas "mostram que ele está liderando a corrida por uma ampla margem, cerca de 10%".

Amazônia e pandemia

Segundo Oliver, "a destruição da Amazônia sob Bolsonaro foi devastadora", ao citar incêndios na floresta e falar sobre a invasão de terras indígenas por madeireiros, fazendeiros e mineradores. Ele também ironizou a acusação de Bolsonaro de que o ator Leonardo DiCaprio estaria financiando incêndios criminosos na Amazônia. O apresentador questionou como Leo arranjaria tempo para isso, entre a agenda cheia de filmes e a cada "grande risada" dada a cada tweet sobre a vida amorosa dele.

Sobre a gestão da pandemia da covid-19, Oliver disse que "gangues de traficantes acabaram sendo mais responsáveis quando se tratava de covid, do que o governo brasileiro". A fala se deu após a exposição de trecho de reportagem do canal Al Jazeera English, sobre traficantes e milicianos que impuseram toque de recolher e impediram festas clandestinas em favela no Rio, no auge da pandemia.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade