PUBLICIDADE

Cenário: Denúncia contra Paes abala sua imagem em momento-chave para formação de aliança

Com o episódio 'Guardiões do Crivella', a disputa no Rio começa com os dois principais pré-candidatos implicados com a Justiça

9 set 2020 - 05h10
(atualizado às 10h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Líder das pesquisas de intenção de voto no Rio, Eduardo Paes (DEM) vê sua imagem pública em xeque em um momento crucial da pré-campanha, quando começava a anunciar os partidos da sua aliança. O Cidadania já formalizou apoio, o PSDB caminha nesse sentido e partidos como PL e PSL são cortejados. É nesse ponto, segundo analistas e políticos que atuam no Rio, que a denúncia do Ministério Público Eleitoral o alveja, já que Paes "perde força na negociação com a futura base".

Entre aliados do ex-prefeito, no entanto, a avaliação é a de que a denúncia é "política" e, portanto, nada muda na composição. Afirmam que os tucanos, por exemplo, devem definir até esta sexta-feira o apoio a Paes. Apesar disso, esses mesmos aliados temem que o caso seja usado por adversários para tentar colar em Paes a imagem do ex-governador Sérgio Cabral - condenado a quase 300 anos de prisão na Lava Jato - e de outros caciques do seu antigo partido, o MDB, de quem o ex-prefeito quer distância.

Com o episódio "Guardiões do Crivella", a disputa no Rio começa com os dois principais pré-candidatos implicados com a Justiça. Para o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio, a denúncia não é algo irreversível. Paes, no entanto, se vê em situação delicada uma semana depois de ter se aproveitado do caso envolvendo Marcelo Crivella para turbinar a formação de sua aliança.

"Ninguém vai querer entrar num barco que pode vir a afundar depois. Há dois anos, na eleição estadual, o Paes já tentava se desvencilhar dos casos de corrupção do antigo grupo político dele. Agora, sendo o questionamento em cima dele próprio, sua imagem pode sofrer um abalo", afirmou o cientista político.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade