Candidatos a vice-presidente dos EUA debatem nesta terça-feira (1º)
JD Vance (Republicano) é senador de Ohio e compõe a chapa de Donald Trump; Tim Walz (Democrata) é governador de Minnesota e candidato na chapa Kamala Harris
Nesta terça-feira (1°), acontece o primeiro debate entre JD Vance e Tim Walz, candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos (EUA).
O evento será transmitido ao vivo a partir das 21h45, no horário de Brasília, e promete ser um marco na corrida presidencial de 2024. O debate será realizado pela CBS News, com tradução simultânea em português fornecida pela CNN Brasil.
Quem são os candidatos?
JD Vance (Republicano) é senador de Ohio e o candidato na chapa de Donald Trump. Conhecido por seu livro "Hillbilly Elegy", Vance tem uma postura conservadora e é visto como um forte aliado de Trump nas políticas internas e externas.
Tim Walz (Democrata) é o governador de Minnesota e candidato na chapa de Kamala Harris. Walz é um democrata que já serviu na Guarda Nacional e tem como foco principal o fortalecimento da economia e a unificação da nação.
Regras do debate
A CBS News, organizadora do evento, anunciou que o debate será de 90 minutos, sem falas de abertura ou plateia no estúdio. A moderação estará a cargo de Norah O'Donnell, âncora e editora-chefe do "CBS Evening News", e de Margaret Brennan, correspondente-chefe de relações exteriores da CBS News.
Com pesquisas mostrando um cenário acirrado, este debate é uma oportunidade única para os candidatos apresentarem suas propostas e conquistarem votos decisivos. Com questões abordando desde a política externa até a economia doméstica, será interessante observar como cada candidato se posiciona. Confira:
- Questões de política externa;
- Planos para a economia;
- Visões sobre segurança nacional;
- Propostas para a saúde pública.
O papel do vice-presidente
A função de vice-presidente dos EUA inclui presidir o Senado e atuar como substituto imediato do presidente em caso de afastamento ou viagem ao exterior. Mesmo que o cargo possua um papel secundário, as circunstâncias atuais, incluindo questões de sucessão e a escolha dos candidatos, abarcam importância renovada à posição.
O vice-presidente pode desempatar votações importantes no Senado americano, como Kamala Harris fez diversas vezes durante seu mandato. Também é função do vice-presidente presidir cerimônias de certificação de resultados eleitorais, como ocorreu em 2021, quando Mike Pence desempenhou esse papel durante a transição de poder, mesmo após protestos e invasões no Capitólio.
CBS News Says It Will Be Up To Vance And Walz To Fact-Check Each Other In Veep Debate
In other words, Vance will be allowed to spew a firehose of lies with no pushback from "moderators," who won't actually moderate anything because CBS is scared of the right wing reaction.
[image or embed]
— Charles Johnson (@charles.littlegreenfootballs.com) 28 de setembro de 2024 18:08