PUBLICIDADE

Às vésperas da eleição, presidentes do STF, TSE e procuradora Geral defendem democracia

Dias Toffoli, Rosa Weber e Raquel Dodge participaram de evento em Brasília

6 out 2018 - 12h56
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Brasília - Em meio às dúvidas lançadas pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro sobre a segurança do sistema de voto eletrônico, uma cerimônia realizada na manhã deste sábado, 6, foi usada para reforçar a transparência e confiança do processo e para a defesa da democracia.

Depois da verificação das assinaturas dos sistemas que gerenciam, captam e transportam dados das urnas eletrônicas realizada hoje, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, reafirmou a segurança do processo. "Nosso sistema é ágil, seguro, confiável e auditável", disse. Ela observou não ter ocorrido na história nenhum caso comprovado de fraude. "A manifestação de vontade refletida no voto será contabilizada exatamente como foi depositada", completou. A verificação do sistema, que durou menos de 45 minutos, foi acompanhada por uma delegação da OEA, Ministério Público e Polícia Federal.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e a procuradora Geral da República, Raquel Dodge, também participaram do evento. Toffoli citou a pesquisa DataFolha, em que a maioria dos brasileiros aponta a democracia como a melhor forma de governo. Dodge fez coro: "Estamos assegurando que a vontade do eleitor será aquela depositada na urna amanhã. Isso é importante para o sistema democrático", completou. A procuradora geral emendou: "O sistema funciona adequadamente e 69% dos brasileiros acreditam que a democracia deve vigorar no Brasil. Isso é importante num momento em que a Constituição Federal completa 30 anos." Questionada se a democracia está ameaçada, a ministra Rosa Weber afirmou: "Tenho enorme confiança na nossa democracia. Nossas instituições são sólidas e nosso estado democrático de direito cada vez mais vai se reafirmar. É a minha confiança."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade