PUBLICIDADE

Análise: PPPs como um caminho para o crescimento

Cooperação entre governo e sociedade são essenciais para melhorar a qualidade dos serviços públicos

22 set 2020 - 13h01
Compartilhar
Exibir comentários

Prefeitos não têm tempo a perder com debates ideológicos. Não há política de "esquerda" e de "direita" para melhorar o trânsito ou tapar buracos nas ruas. Prefeitos precisam resolver os problemas da cidade. Por isso, são pragmáticos, objetivos e abertos às novas ideias e às parcerias público-privada.

Num País onde a despesa crescente com a máquina pública e o funcionalismo destrói a capacidade de investimento público, as parcerias público-privadas são essenciais para gerenciar melhor os serviços públicos, realizar investimentos que os governos não podem fazer e implementar soluções inovadoras que raramente brotam num ambiente estatal, sufocado por um emaranhado de regras, limitações e medo do gestor público de ter de responder por alguma ação de improbidade por ter feito algo inovador. Por isso, é animador ver gestores públicos que conseguem driblar essas dificuldades e propor soluções inovadoras para resolver os problemas que afetam a vida do cidadão.

O secretário de Mobilidade Urbana da prefeitura de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello, implementou uma solução simples e eficaz para ajudar os motoristas a enfrentar os congestionamentos na cidade. A prefeitura criou uma parceria com o aplicativo Waze para informar antecipadamente os motoristas sobre os desvios de trânsito e bloqueios nas ruas. A parceira também ajudou a prefeitura ter dados para planejar melhor o fluxo do trânsito e a realizar melhorias, como a mudança de circulação de vias.

As parcerias público-privada revelam que a cooperação entre governo e sociedade são essenciais para melhorar a qualidade dos serviços públicos. Ajudaram a atenuar a rivalidade tola entre setores público e privado e abriram o caminho para parcerias, concessões privatizações que foram essenciais para livrar o poder público de serviços ineficientes, gastos exorbitantes e cabides de emprego. Em política pública, inovação não significa apenas mudanças transformadoras, mas pequenas mudanças que melhoram a vida do cidadão.

* FUNDADOR DO CENTRO DE LIDERANÇA PÚBLICA (CLP)

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade