PUBLICIDADE

Eleição em Berlim é dominada pelo campo progressista

26 set 2021 - 17h02
(atualizado em 27/9/2021 às 19h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Partido Social-Democrata e verdes travam eleição acirrada pela chefia do governo da capital alemã com duas mulheres candidatas. Cidade não tem uma mulher no comando desde 1948. Ultradireita encolhe na capital.Projeções do resultado das eleições estaduais em Berlim mostraram uma disputa acirrada entre o Partido Social-Democrata (SPD), que hoje lidera o governo da capital alemã, e os Verdes, que registaram crescimento significativo na cidade.

a verde Bettina Jarasch e a social-democrata Franziska Giffey
a verde Bettina Jarasch e a social-democrata Franziska Giffey
Foto: DW / Deutsche Welle

Segundo resultado oficial preliminar, o SPD recebeu 21,4% dos votos e os Verdes, 18,9%. Já a União Democrata Cristã (CDU), o partido de Angela Merkel apareceu com 18,1%.

Na última eleição estadual em Berlim, em 2016, o SPD recebeu 21,6% dos votos e os Verdes, 15,2%.

O atual prefeito da capital alemã é Michael Müller, do SPD, à frente de uma coalizão que inclui os Verdes e o partido A Esquerda como parceiros minoritários.

Müller não concorre a mais um mandato como prefeito, pois planeja migrar para a política nacional.

A imprensa local aponta que é certo que Franziska Giffey, uma ex-ministra do governo federal, deve liderar o próximo governo. A dúvida é com quais parceiros.

Os verdes já manifestaram que querem continuar com a atual coalizão que também inclui o SPD e o partido A Esquerda.

Mas há especulações sobre Giffey tentar fazer algum acerto com os membros da CDU e o Partido Liberal Democrático (FDP, na sigla em alemão), que conquistou 7,2% dos votos, de acordo com o resultado preliminar. "Essa seria uma coalizão contra a vontade dos berlinenses", disse a verde Jarasch sobre o risco de seu partido ficar de fora do governo com a entrada de conservadores e liberais. Giffey não quis comentar neste domingo sobre suas opções.

Com o resultado, Berlim voltará a ser comandada por uma mulher após um intervalo de mais de sete décadas. A última mulher a ocupar a liderança do governo local foi a social-democrata Louise Schroeder, que foi prefeita interina por cerca de um ano e meio entre 1947 e 1948.

Esquerda, CDU e AfD perdem espaço

Já o partido A Esquerda deve perder votos se comparado ao seu desempenho de 2016, quando pontuou 15,6%. Segundo o resultado preliminar, o partido tem 14% dos votos.

A queda mais drástica, porém, deve ser experimentada pelo partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), que em 2016 recebeu 14,2% dos votos na eleição estadual em Berlim. De acordo com o resultado preliminar, a legenda recebeu 8%.

bl/jps (ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade