PUBLICIDADE

Bolsa de Estudo: Tudo o que você precisa saber para conseguir uma

Veja o que precisa fazer para conseguir a sua.

18 ago 2016 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

Já pensou em fazer uma faculdade sem precisar pagar nada e talvez conseguir até uma ajuda de custo para bancar transporte, moradia, alimentação e material?

Bolsa de estudo: como conseguir uma
Bolsa de estudo: como conseguir uma
Foto: Mundo vestibular

As bolsas de estudo são uma ótima alternativa para quem quer fazer uma graduação e não tem condições de bancar a mensalidade de uma faculdade particular. Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de bolsa de estudo e o que precisa fazer para conseguir a sua.

O que é a bolsa de estudo

A bolsa de estudo é uma ajuda financeira dada ao estudante. Essa ajuda pode ser de vários tipos e ser financiada por instituições de ensino, empresas privadas ou pelo governo.

Existem bolsas de estudos parciais, que pagam uma parte da mensalidade, ou totais, que pagam 100% dos encargos educacionais. Há ainda programas que pagam um valor extra para o aluno, uma ajuda de custo para que ele possa se manter enquanto estuda. Esse valor pode cobrir despesas como: transporte, moradia, alimentação, livros e outros materiais usados no curso.

Normalmente, os programas de bolsa de estudo têm critérios claros para participação, que podem ser de natureza econômica (a renda do estudante e da sua família), desempenho (histórico escolar e nota do Enem, por exemplo), parentesco (para familiares de alunos e funcionários da faculdade) e potencial de desenvolvimento (no caso de empresas que pagam a faculdade de seus funcionários).

O que fazer para conseguir uma bolsa de estudo

O caminho das pedras para ganhar uma bolsa de estudo em faculdade particular vai depender do tipo de programa ou ajuda que o estudante pretende conseguir. Veja alguns dos exemplos mais comuns de bolsa e o que você precisa fazer para participar:

Bolsa do Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que não têm condições de pagar a mensalidade da faculdade particular.

O Prouni tem duas edições por ano: no primeiro e no segundo semestre. Para se inscrever, é preciso ter uma renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cumprir pelo menos um destes requisitos:

-ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral

-ser pessoa com deficiência

-ser professor efetivo da rede pública concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso não é preciso comprovar renda).

Para participar, o estudante precisa ter feito o Enem no ano anterior e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. O Programa é destinado a quem ainda não tem um diploma de nível superior.

As inscrições para o Prouni devem ser feitas pela internet, na página oficial do programa.

Bolsas de Iniciação Científica

As bolsas de iniciação científica pagam uma ajuda de custo aos alunos que dedicam parte de seu tempo à pesquisa acadêmica, sob a orientação de um professor pesquisador. Existem vários tipos de bolsa de iniciação científica e para participar é preciso já estar matriculado na faculdade. Os critérios e áreas de conhecimento variam de instituição para instituição. Caso esteja interessado, busque mais informações na sua faculdade.

Bolsa de Empresas

Se você já está trabalhando e pretende fazer uma faculdade para melhorar suas chances de conseguir uma promoção ou um salário maior, procure saber se a sua empresa oferece bolsas de estudo. Muitas empresas (principalmente as grandes) têm programas de incentivo à qualificação. Converse com o departamento de Recursos Humanos para saber os detalhes.

Bolsa de Faculdades

Algumas faculdades particulares têm programas próprios de bolsa de estudos. Existem diferentes tipos: descontos para familiares e funcionários; descontos e bolsas para quem tem um bom desempenho no processo seletivo; e descontos e bolsas para alunos de baixa renda são alguns exemplos. Para saber mais sobre as opções e os critérios das bolsas e condições para conseguir os descontos, consulte o site da faculdade em que você está interessado ou vá até a secretaria da instituição.

Faculdades que oferecem bolsa de estudo

Muitas faculdades privadas oferecem bolsas de estudo. Antes de se matricular em qualquer uma delas, verifique se a instituição tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois só assim seu diploma terá validade no mercado.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que participam do ProUni e também têm seus próprios programas de bolsas e descontos especiais: 

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) - em Fortaleza

-Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) - em Recife

-Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) - em Salvador

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade