PUBLICIDADE

UFRGS: com 50 ativistas, ato contra seleção pelo Sisu bloqueia avenida

A universidade confirmou que estuda reservar 30% das vagas no tradicional vestibular para o Sisu

4 jul 2013 - 20h38
(atualizado às 20h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de alunos protestou na noite desta quinta-feira contra proposta em discussão no Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de reservar 30% das vagas do vestibular para selecionar candidatos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante aproximadamente 15 minutos, os manifestantes bloquearam parcialmente a avenida Paulo Gama, próxima ao campus central da instituição de ensino.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 estudantes se reuniram ao lado do Colégio do Rosário, na região central de Porto Alegre, e caminharam até a universidade, que é próxima à escola. A polícia afirma que a manifestação foi pacífica.

Mais de 3,7 mil pessoas haviam confirmado presença no ato, na página criada no Facebook. O grupo "ResisteUFRGS" quer que a universidade não abra mão do tradicional vestibular e "resista" a uma suposta pressão para aderir ao exame nacional. Segundo a assessoria da universidade, uma comissão de integrantes do Conselho Universitário foi formada para discutir  possibilidade de reservar parte das vagas pelo Sisu a partir do próximo vestibular.

Uma reunião da comissão teve início às 9h de hoje. O resultado das discussões será levado ao conselho, que deve decidir até o começo de agosto se adere ou não ao sistema de seleção do governo federal. Atualmente, a nota do Enem serve apenas para compor o desempenho final dos candidatos ao vestibular, de forma opcional.

No convite do protesto, o grupo questiona a qualidade do exame nacional para selecionar os estudantes. "Não é de hoje também que se sabe que o ENEM não é um método eficiente de seleção (não só pelo formato da prova, mas também por todos os problemas que já enfrentou e que - muito provavelmente- continuará a enfrentar, tendo em vista a complexa logística que o envolve", diz o texto publicado no Facebook. Eles ainda criticam a possibilidade de as vagas na UFRGS passarem a ser preenchidas por estudantes de outras regiões do Brasil, já que com a nota do Enem candidatos de todo o Brasil podem disputar vagas nas universidades federais.

A manifestação terá início na praça em frente ao colégio Rosário, na avenida Independência. De lá, os estudantes seguem em passeata até a reitoria da UFRGS.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

Infográfico: Ranking Enem

Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade