PUBLICIDADE

Senado aprova medida que permite renegociação das dívidas do Fies

Estudantes de baixa renda poderão renegociar até 99% do valor da dívida. Texto segue agora para sanção presidencial

25 mai 2022 - 14h23
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado aprovou, nesta terça-feira (24), a Medida Provisória que permite aos estudantes inadimplentes renegociarem suas dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O texto, já aprovado pela Câmara, segue agora para sanção presidencial. A medida vale para contratos abertos até 2017 - ou seja, estudantes que acumularam dívidas depois deste período não serão beneficiados.

Entenda melhor sobre o fundo de financiamento estudantil e como ele funciona
Entenda melhor sobre o fundo de financiamento estudantil e como ele funciona
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/Reprodução / Guia do Estudante

A MP que permite a renegociação já está em vigor desde março deste ano. Isto porque ela foi editada pelo governo em dezembro de 2021 e passou a valer imediatamente. Para ter efeito de lei, no entanto, era necessário o aval do Congresso até 1º de junho.

É considerado inadimplente o aluno que esteja com mais de 90 dias de atraso no pagamento. Segundo o Ministério da Educação, o grupo representa mais da metade (51,7%,) de todos os estudantes que, atualmente, estão em fase de pagamento do financiamento estudantil.

A MP originalmente publicada pelo governo estabelecia que até 92% da dívida poderia ser renegociada. O Congresso reavaliou e estabeleceu que a porcentagem pode chegar a 99% no caso de estudantes de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Benefícios Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que foram beneficiários do Auxílio Emergencial. Para o restante dos inadimplentes, a porcentagem chega a 77% - menos do que os 86,5% estabelecidos originalmente pelo governo.

O Fies

O Fies foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Trata-se de uma ação do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) entre os anos de 2010 e 2021 e ter tirado notas iguais ou acima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Além disso, é preciso estar matriculado em algum curso de graduação na modalidade presencial que tenha conceito maior ou igual a três na avaliação do Sinaes. Só podem se inscrever no programa estudantes que possuem renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. 

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade