PUBLICIDADE

RS divulga cronograma para Chamada Pública Escolar do segundo semestre

Inscrições começam na quinta-feira (27) para mais de 10 mil vagas abertas

25 jun 2024 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria da Educação (Seduc) divulgou o cronograma de pré-matrícula das vagas do segundo semestre letivo para cursos técnicos, Curso Normal - Aproveitamento de Estudos e para as etapas de Ensino Fundamental e Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São mais de 10 mil vagas abertas em todas as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). As inscrições começam na quinta-feira (27/6) e seguem até 7 de julho.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site da Seduc, na aba Serviços. Caso o responsável ou o próprio estudante maior de idade não possua acesso à internet, poderá solicitar orientação e acesso em qualquer unidade escolar da rede pública estadual.

Entre os dias 19 a 22 de julho, ocorre a seleção, que pode ser por sorteio ou prova, dependendo da vaga desejada. A divulgação dos resultados está prevista a partir de 30 de julho, e as informações para matrícula serão enviadas pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Critérios de classificação

Quando o número de inscritos for superior ao de vagas disponíveis, a classificação para a matrícula será realizada de acordo com os seguintes critérios:

  • EJA: ter 15 anos completos no dia da matrícula para Ensino Fundamental e 18 anos completos para turmas de Ensino Médio.
  • Aproveitamento de Estudos - Curso Normal: ingresso por sorteio, com divulgação no site da Seduc.
  • Educação Profissional: ingresso conforme regimento escolar, também divulgado no site da Seduc.

Efetivação da matrícula

A matrícula será efetivada de forma presencial na secretaria da unidade escolar para a qual o estudante foi designado. É necessário apresentar documentos como CPF, certidão de nascimento ou carteira de identidade, documentos do responsável para menores de 18 anos e comprovante de residência. Os estudantes também podem solicitar o uso do nome social durante a matrícula, e o edital assegura acesso e acomodação para pessoas com deficiência.

Cronograma

  • Inscrições: de 27 de junho a 7 de julho
  • Sorteio ou prova para ingresso: de 19 a 22 de julho
  • Resultados: a partir de 30 de julho
  • Efetivação da matrícula: de 30 de julho a 2 de agosto
  • Início do Calendário Letivo: 5 de agosto
Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik / Porto Alegre 24 horas

Com a informação Governo do Estado do RS.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade