Presidente do Inep, Alexandre Lopes é exonerado

Demissão foi oficializada em edição do Diário Oficial da União na madrugada desta sexta-feira, 26; Lopes estava na autarquia desde maio de 2019

26 fev 2021
04h43
atualizado às 07h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O atual presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi exonerado na madrugada desta sexta-feira, 26. A demissão, oficializada em edição do Diário Oficial da União, traz a assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto. Um substituto não foi nomeado.

Lopes assumiu em maio de 2019 ao ficar no lugar do ex-delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi - que foi demitido.

Demissão foi oficializada em edição do Diário Oficial da União na madrugada desta sexta-feira, 26.
Demissão foi oficializada em edição do Diário Oficial da União na madrugada desta sexta-feira, 26.
Foto: Reprodução/Diário Oficial da União / Estadão Conteúdo

Troca de cargos

Alexandre Lopes foi o quarto nome, em menos de cinco meses, a ocupar a presidência do Inep em 2019. Veja a cronologia:

  • Maria Inês Fini, que desempenhava a função no governo Temer, foi demitida em 14 de janeiro.
  • Marcus Vinicius Rodrigues a substituiu. Ele foi a primeira nomeação do governo Bolsonaro para o Inep e permaneceu por três meses no posto. Rodrigues foi demitido após se envolver em uma polêmica sobre a desistência de se avaliar a alfabetização, ainda sob o comando do então ministro da Educação Ricardo Vélez.
  • Elmer Vicenzi foi anunciado em 15 de abril pelo então ministro da Educação Abraham Weintraub e ficou 18 dias no cargo. Saiu no dia 16 de maio. O ex-presidente defendia a divulgação dos dados produzidos pelo Inep, como avaliações e indicadores educacionais.
  • Um dia depois, Lopes foi anunciado como novo ocupante do órgão.

Quem é

Alexandre Lopes, presidente do Inep
Alexandre Lopes, presidente do Inep
Foto: Divulgação/ mec.gov.br / Estadão Conteúdo

Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Univerdidade de Brasília (UnB), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes exerceu a função de Diretor Legislativo na Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Lopes já exerceu diversas funções na Administração Pública, tais como secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal.

O que é o Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A missão do Inep, criado em 1932 sob o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo.

Estão sob a responsabilidade do Inep o Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb); o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e demais Indicadores Educacionais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

 

Veja também:

Motociclista fica ferido em acidente entre moto e carro em Cascavel
Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade