PUBLICIDADE

Inscrições para o Fies são prorrogadas até esta sexta, 14

Programa de financiamento público do ensino superior estende prazo por dois dias e oferta 70 mil vagas a estudantes

13 fev 2020 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

O ministério da Educação prorrogou até as 23h59 de sexta-feira, 14, as inscrições para alunos que pretendem ingressar na universidade através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). O prazo inicial era até a última quarta-feira, 12.

Em comunicado, o MEC afirma que o restante do calendário permanece: os resultados serão divulgados em 26/2; o complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados na modalidade de 27/2 a 2/3; e a lista de espera entre 28/2 e 31/3. Ao todo, serão ofertadas 70 mil vagas. Para se candidatar, o estudante precisa se cadastrar no site oficial do governo federal.

Abaixo, confira mais informações sobre o Fies e o P-Fies:

Qual a diferença entre o Fies e o P-Fies?

Criado em 2001, o Fies é uma forma de o estudante financiar um curso superior da rede privada e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio do MEC e com taxa zero de juros. Nesta modalidade, o aluno precisa ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$3.117).

Já no P-Fies, o contrato é feito entre a instituição de ensino, o estudante e o banco, que decide a taxa de juros (geralmente baixa) a ser cobrada. Para conseguir o financiamento, o aluno precisa ter renda familiar mensal bruta entre três e cinco salários mínimos por pessoa (R$5.195).

Como eu me inscrevo para o Fies?

Os estudantes podem se inscrever para o Fies por meio do site oficial, onde devem seguir à sessão "Minha inscrição" e "Primeiro acesso".

Qual a nota mínima de corte no Enem para o Fies?

Podem se inscrever para o Fies todos os alunos que fizeram Enem desde 2010 e obtiveram nota acima de 0 na redação e uma média aritmética igual ou superior a 450 pontos.

Quando sai o resultado do Fies?

O resultado de alunos selecionados para o Fies e para o P-Fies no primeiro semestre de 2020 será divulgado em 26 de fevereiro. Para o primeiro, haverá uma lista de espera; já o segundo terá apenas uma chamada única.

Quando eu começo a pagar o Fies?

O financiamento começa a ser pago somente no final do curso. Caso o estudante não tenha emprego ou renda formal ao graduar, serão cobradas apenas as parcelas referentes ao pagamento mínimo. Ao longo do ensino superior, o aluno paga só a parte da mensalidade que não é coberta pelo Fies.

Quais cursos são cobertos pelo Fies?

Todos, mas os que estão na área de Saúde, Engenharia, Computação e Pedagogia são considerados prioritários e têm 60% das vagas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade