33Qual equipamento feito pelo homem foi mais longe no Espaço?

Muitas espaçonaves, sondas, foguetes, satélites e outros objetos construídos pelo homem já foram enviados ao Espaço. Alguns ficam em órbita registrando dados do nosso planeta ou registrando o universo ao nosso redor. Outros são enviados a planetas e outros corpos próximos, como a sonda Cassini, que estuda Saturno e suas luas. Uma dessas sondas, a Voyager 1, foi lançada em 1977, inspecionou Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e, pelo menos a princípio, completou sua missão em 1989. Só que a Voyager não parou. A sonda continuou a viagem e hoje está a cerca de 17,4 bilhões de km da Terra em uma região que os astrônomos acreditam ser o limite do Sistema Solar, um recorde para qualquer equipamento criado pelo ser humano.

Em dezembro de 2010, a Nasa divulgou que a sonda começou a identificar uma mudança nítida no fluxo de partículas à sua volta. Essas partículas, emanadas pelo Sol, não se dirigiam para fora, como faziam até aquela região, mas se movimentavam lateralmente. A mudança indica que o equipamento está próximo de chegar ao espaço interestelar.

A Voyager 1 é acompanhada da "irmã" Voyager 2, que a acompanhou nos registros dos planetas. As duas estão tão distantes da Terra que uma mensagem leva 16 horas para chegar ao nosso planeta.

Foto: NASA/Reprodução