2Um dia nossa galáxia pode se chocar contra outra?

Assim como a maioria das galáxias, a Via Láctea está em um aglomerado de galáxias, sistemas que contêm dezenas ou centenas desses conjuntos de estrelas. Nesses aglomerados, podem acontecer choques entre galáxias. E a nossa? Pode colidir com uma vizinha.

Segundo Charles Bonatto, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Via Láctea até já "engoliu" algumas galáxias anãs ao longo de seus cerca de 12 bilhões de anos. Mas não para por aí.

"Num prazo de cerca de 1 bilhão a 2 bilhões de anos, a Via Láctea irá se fundir com Andrômeda, outra galáxia espiral parecida com a nossa, mas maior e com mais massa. Quando isso ocorrer, as 2 galáxias modificarão suas estruturas - tornando-se provavelmente uma única galáxia elíptica", diz o professor.

Mas, e num choque dessas proporções, entre duas grandes galáxias, o que pode ocorrer ao nosso planeta? "É difícil prever o que aconteceria na Terra, mas o mais provável é que o Sol alterasse sua órbita em torno do centro da Via Láctea, com poucos efeitos sobre nosso planeta. A probabilidade da colisão de 2 estrelas, ou mesmo uma grande aproximação, é muito pequena", complementa Bonatto.

Foto: NASA/Divulgação