Redação

29 - Como é corrigida a redação?

A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 300 pontos ou mais entre as duas notas (numa escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor. A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores.

30 - Em que casos poderá haver nota zero na redação?

Quando o texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual"; quando inexistir texto escrito na Folha de Redação, ela será considerada "Em Branco"; quando o texto apresentar até 7 linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "Texto insuficiente" - quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, quando a redação será considerada "Anulada".

31 - Há mecanismos diferenciados para a avaliação das provas escritas dos participantes surdos ou com deficiência auditiva?

Sim. Na correção das provas escritas desses participantes serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua.