1Fobia é doença?

Sim. A fobia é um transtorno de ansiedade (assim como síndrome do pânico e hipocondria, por exemplo). Ela se diferencia do medo comum, sentimento natural de humanos e animais, que visa à preservação da vida. O medo de viajar de avião só se caracteriza como uma fobia se você hesitar comprar uma passagem para Paris, por exemplo, porque não quer voar ou ainda desistir quando chegar na porta da aeronave, sentindo-se tonto, com batimentos acelerados, suando excessivamente entre outras reações típicas dos fóbicos.

A doutora em psicologia Ana Maria Serra, presidente do Instituto de Terapia Cognitiva, explica que a fobia é a superestimação do perigo. "O medo normal é quando o estímulo encerra efetivamente ameaça ou perigo. A fobia é um medo exagerado em situações que não apresentam perigo ou há riscos muito pequenos, como andar de avião ou elevador".

Além disso, a pessoa que sofre de uma fobia se sente muito vulnerável e subestima seus recursos de enfrentamento. "No caso do elevador, por exemplo, o fóbico não consegue pensar que, se o elevador trancar, ele pode se comunicar, buscar ajuda, ou simplesmente esperar sem correr nenhum risco de vida", esclarece. Se você não sente nada disso e continua andando, você não tem fobia de elevador.

foto: Getty Images