PUBLICIDADE

Mundo

Livro-manifesto de Hitler será reeditado e gera polêmica

2 dez 2015 - 08h27
(atualizado às 09h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Livro escrito por Adolf Hitler foi publicado pela primeira vez em 1925
Livro escrito por Adolf Hitler foi publicado pela primeira vez em 1925
Foto: PA / BBC News Brasil

O manifesto político de Adolf Hitler, o livro Mein Kampf ("Minha Luta", em português), será reeditado em janeiro com anotações de acadêmicos pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

O Instituto de História Contemporânea (IfZ, na sigla em alemão), em Munique, afirmou que vai imprimir 4 mil cópias com 3,5 mil anotações.

O diretor do IfZ, Andreas Wirsching, disse que o texto com comentários de especialistas "acabará com o mito" que cerca o livro.

A medida gerou polêmica e foi criticada por grupos judeus que afirmam que obras nazistas nunca mais deveriam ser republicadas.

Mein Kampf foi originalmente impresso em 1925, oito anos antes de Hitler chegar ao poder.

Depois que a Alemanha nazista foi derrotada em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas entregaram os direitos da obra para o Estado da Baviera.

O Estado, entretanto, não permitiu que o livro fosse reeditado para evitar qualquer tipo de incitação ao ódio.

Na Alemanha, as leis de direitos autorais duram por 70 anos. Isso significa que o texto passa a ser de domínio público a partir de janeiro de 2016.

No entanto, autoridades disseram que o acesso do público ao texto será limitado para evitar que a obra desencadeie sentimentos neonazistas.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade