PUBLICIDADE

Governo autoriza abertura de 11 novos cursos de medicina

1 ago 2017 - 16h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Educação (MEC) autorizou hoje (1º) a abertura de 11 novos cursos de medicina que vão ofertar 710 vagas. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, nos próximos dias, mais 25 municípios terão cursos autorizados. A ideia é que, ao final do processo, sejam concluídas 36 autorizações, com a oferta de 2,3 mil vagas.

Os cursos devem iniciar as atividades ainda neste ano, em municípios do Sul e do Sudeste, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o MEC, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão contempladas na próxima rodada de autorizações.

Os cursos devem iniciar as atividades ainda neste ano, em municípios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os cursos devem iniciar as atividades ainda neste ano, em municípios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Foto: iStock

Mendonça Filho destacou que um dos desafios mais importantes para a formação de médicos no Brasil é garantir a qualidade e a oferta de vagas para os municípios mais distantes do país. "Há sempre uma demanda dos estados para que a formação médica se interiorize, que possamos ter médicos formados nas mais distantes regiões do Brasil. Temos uma grande e importante tradição na formação médica brasileira, nos grandes centros urbanos, faculdades reconhecidas, mas boa parte do Brasil mais distante se ressente do acesso à saúde e da formação de médicos", disse o ministro.

Para autorizar a abertura, o MEC consultou o Ministério da Saúde para identificar quais municípios estavam aptos a receber os novos cursos de medicina. Entre os critérios levados em consideração estão a necessidade da região, a infraestrutura da instituição de ensino e a relação do número de médicos por habitante. O município deve ter um hospital com mais de 80 leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) e com potencial para hospital de ensino.

Confira onde os cursos foram autorizados:

Paraná Faculdade Integrada de Campo Mourão - 50 vagas Faculdade de Pato Branco - 50 vagas

Rio de Janeiro Universidade Estácio de Sá (Angra dos Reis) - 55 vagas

Rio Grande do Sul Universidade Feevale (Novo Hamburgo) - 60 vagas Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (São Leopoldo) - 65 vagas

São Paulo Faculdade São Leopoldo Mandic (Araras) - 55 vagas Uninove Guarulhos - 100 vagas Uninove Mauá - 50 vagas Uninove Osasco - 70 vagas Uninove São Bernardo do Campo - 100 vagas Faculdade Clarentiano (Rio Claro) - 55 vagas

Veja também

Alunos ficarão 200 dias isolados para testar vida no espaço:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade