PUBLICIDADE

Fuvest abre inscrição para o vestibular 2019

Taxa de inscrição custa R$170; a primeira fase ocorrerá no dia 25 de novembro e a segunda será nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019

13 ago 2018 - 10h44
(atualizado às 21h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Foram abertas nesta segunda-feira, 13, as inscrições para a Fuvest 2019, um dos processos seletivos para o ingresso em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). O período de inscrições vai até as 12 horas do dia 14 de setembro. O vestibular selecionará alunos para 8.362 vagas.

A inscrição deve ser feita pelo site www.fuvest.br. Para preencher o formulário de inscrição, o candidato deve informar o próprio CPF e o número de documento de identidade (RG). É preciso anexar uma foto, cuja imagem deve ter fundo sem detalhes, destacando o rosto do candidato e sem acessórios. Essa imagem será comparada com a foto coletada nas provas, para reconhecimento facial.

Após o fornecimento de todas as informações, será produzido um boleto no valor de R$ 170, que deverá ser pago em bancos ou pela internet, antes do encerramento do expediente bancário, até o dia 18 de setembro. A primeira fase do vestibular será realizada no dia 25 de novembro e a segunda fase, nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019.

Pela primeira vez, os candidatos terão de optar, na inscrição, por uma das três modalidades de ingresso: Ampla Concorrência; Ação Afirmativa EP (escola pública); Ação Afirmativa PPI (pretos, pardos e indígenas). O candidato concorrerá apenas com os demais inscritos na mesma modalidade.

O ingresso na USP também pode ser realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera os resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para essa forma de seleção, haverá 2,7 mil vagas.

No processo seletivo de 2019, serão reservadas 40% das vagas de cada curso para alunos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Dentre as vagas reservadas, 37,5% serão para pretos, pardos e indígenas (PPI). Essas proporções de vagas reservadas serão observadas na soma dos processos de seleção da Fuvest e do Sisu.

Neste ano, serão convocados para a segunda fase da Fuvest quatro candidatos por vaga - anteriormente eram três - e haverá mudança nos testes da segunda etapa, com eliminação da prova de conhecimentos gerais e redução de um dia de exames.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade