PUBLICIDADE

FGV vai oferecer graduação em Ciência de Dados

Primeiro curso do tipo foi autorizado em caráter experimental pelo Ministério da Educação

19 ago 2019 03h11
ver comentários
Publicidade

Apesar de pouco conhecida, a Ciência de Dados já influencia o cotidiano de qualquer pessoa que tenha perfis em redes sociais na internet, use aplicativos de trânsito no celular ou assine serviços de transmissão de vídeos ou música, como o Netflix ou o Spotify. É a ciência por trás de algoritmos que são a base das sugestões de novos amigos, álbuns e filmes feitas nessas plataformas, com base nas informações que os próprios usuários produzem.

Interdisciplinar, a área acaba de ganhar seu primeiro curso de graduação, autorizado em caráter experimental pelo Ministério da Educação (MEC) há pouco mais de um mês. O primeiro bacharelado em Ciência de Dados no Brasil será oferecido pela Escola de Matemática Aplicada (Emap) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio, no primeiro semestre de 2020.

A grade curricular é, em parte, adaptada do curso de Matemática Aplicada, que já é oferecido pela escola há oito anos. Além de Matemática e Estatística, os alunos terão aulas de programação e oito disciplinas focadas no tema do curso.

"O objetivo é não só desenvolver essa área de pesquisa na FGV, mas educar o maior número possível de pessoas para usar essa técnica disponível da melhor maneira", diz o professor Yuri Saporito, que será o coordenador do curso.

O plano de inaugurar uma graduação em Ciência de Dados surgiu quando os professores perceberam que ex-alunos da escola já estavam se encaminhando para empregos nessa área. Hoje, as vagas geralmente são preenchidas por quem se forma em Ciência da Computação, Matemática e cursos de Engenharia. "A própria pesquisa da Emap estava voltada para a Ciência de Dados, em vários sentidos. Já havia vários professores trabalhando com esse tema", conta Saporito. "O objetivo não é só desenvolver a pesquisa, mas educar o maior número possível de pessoas para usar essa técnica".

Antes do curso da FGV, a Ciência de Dados já era oferecida como curso tecnológico ou especialização em universidades como o Mackenzie e a Cruzeiro do Sul, por meio de Ensino à Distância (EAD).

Estadão
Publicidade
Publicidade