PUBLICIDADE

Europa tem onda de calor mortal e outras atualidades da semana

O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana

22 jul 2022 - 11h15
(atualizado às 13h54)
Ver comentários

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades aparecem como pano de fundo em questões da prova e podem também ser úteis na hora de redigir a redação. Acompanhá-las é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício de cidadania.

Poloneses reunidos no principal mercado de Cracóvia, capital do país. Na primeira semana de junho, os termômetros registraram temperaturas recordes na Polônia, que chegaram a 36ºC em algumas cidades
Poloneses reunidos no principal mercado de Cracóvia, capital do país. Na primeira semana de junho, os termômetros registraram temperaturas recordes na Polônia, que chegaram a 36ºC em algumas cidades
Foto: NurPhoto / Colaborador/Getty Images / Guia do Estudante

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, todas as sextas-feiras, um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!

1 - Calor elevado em Portugal e Espanha já causou mais de 1000 mortes, estimam centros de saúde

As altas temperaturas que acometem a Europa nos últimos dias estão trazendo graves consequências, dentre elas a morte de centenas de pessoas. Juntos, Portugal e Espanha já registraram mais de 1.000 óbitos associados ao fenômeno. O calor recorde também é responsável por um alto número de queimadas florestais na região.

Portugal já decretou estado de contingência com o objetivo de conter as queimadas e declarou situação de alerta para incêndios rurais.

Outros países europeus também sofrem com a onda de calor. O Reino Unido registrou, na última terça-feira (19), a temperatura mais alta de sua história, com os termômetros marcando 40,2ºC. O Mett Office, instituto de meteorologia inglês, associou o calor extremo que acomete o continente europeu às mudanças climáticas.

Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE explica os efeitos das altas temperaturas no corpo humano e por que ondas de calor podem causar mortes.

2 - Em apresentação para embaixadores, Bolsonaro ataca sistema eleitoral brasileiro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou na segunda-feira (18) embaixadores e diplomatas estrangeiros para falar sobre a necessidade de aprimorar a transparência do sistema eleitoral brasileiro. Segundo o presidente, seu governo trabalha para "corrigir falhas" do pleito eleitoral, e assegurar que prevaleça "de modo inquestionável a vontade do povo" nas eleições de outubro.

Durante a apresentação no Palácio da Alvorada, que foi transmitida ao vivo em seu canal no YouTube, Bolsonaro voltou a acusar, sem provas, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a segurança das urnas eleitorais. Bolsonaro também se apoiou em notícias falsas disseminadas nas redes sociais. As falas do presidente foram lidas como uma ameaça ao pleito deste ano e Luiz Fux, presidente do STF, reagiu repudiando a "tentativa de se colocar em xeque mediante a comunidade internacional o processo eleitoral e as urnas eletrônicas".

Ameaças ao sistema eleitoral são, também, ameaças à democracia. Quem afirma é a Economist Intelligence Unit, ligada à revista The Economist, que elabora um ranking internacional para avaliar o quão democrática ou não são as nações ao redor do mundo. Um dos critérios avaliados é justamente se este país tem um sistema eleitoral livre e justo, sem interferências externas. Acesse este texto do GUIA DO ESTUDANTE e confira o que mais entra nessa conta.

3 - Reino Unido atinge maior taxa de inflação em 40 anos

Desde 1985 a taxa de inflação no Reino Unido não atingia patamares tão elevados quanto os de agora: a inflação chegou a 9,4% em junho, segundo dados da Agência Nacional de Estatísticas divulgados na última quarta-feira (20).

Trata-se de um aumento inédito no Grupo dos Sete, que reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo, desde o ano de 1985, e está cima dos 9,3% previstos pela Agência. Por trás da alta da inflação estão o aumento nos preços da gasolina e de produtos alimentícios. Especialistas do mercado financeiro apontam uma relação com a Guerra na Ucrânia, que ameaça uma crise energética em toda a Europa.

O aumento na taxa de inflação gera impactos em toda a economia, desestimulando os investimentos e prejudicando o crescimento do país. Para a população, os efeitos mais imediatos é a perda do poder de compra.

Este texto do GUIA DO ESTUDANTE apresenta o histórico do Brasil com a inflação, resgatando o que foi o Plano Cruzado, tido como um dos maiores fracassos econômicos do país.

4 - Câmara dos EUA aprova projeto como tentativa de proteger o casamento homoafetivo

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, na última terça-feira (19), um projeto de lei que reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. O projeto de lei será levado agora para análise do Senado, onde deve encontrar maior resistência.

Na votação realizada na Câmara, além da maioria do Partido Democrata, 47 parlamentares do Partido Republicano também votaram a favor do projeto. Foram 267 votos favoráveis e 157 votos contrários.

Nos EUA, desde 2015, o casamento igualitário é garantido pela Suprema Corte. Entretanto, há um receio crescente entre a ala progressista do Congresso de uma revogação da decisão.

Durante a anulação do direito ao aborto a nível nacional, ocorrida no mês de junho, o juíz da Suprema Corte, Clarence Thomas, afirmou que a garantia do casamento entre pessoas do mesmo sexo deveria ser reconsiderada.

Neste texto, você confere um histórico das mobilizações da população LGBTQIA+ por direitos iguais.

5 - Primeira edição da CCXP Awards premia "A Última Floresta" como melhor filme

A primeira edição da CCXP Awards, premiação brasileira de filmes, games e livros, aconteceu na última sexta-feira (15) na Sala São Paulo. A premiação tem como objetivo premiar os melhores lançamentos do Brasil e do mundo.

O Grand Prix, maior prêmio da noite, foi dado ao documentário nacional "A Última Floresta", que fala sobre as tribos originárias Yanomami e suas lendas. Além do Grand Prix, o filme também levou o prêmio de Melhor Filme Nacional. Dentro desta categoria foram dados os prêmios de Melhor Ator para Seu Jorge, Melhor Atriz para Renata Carvalho, Melhor Direção para Anna Muylaert e Lô Politi e Melhor Filme Global para Judas e o Messias Negro.

A premiação foi comandada pelo jornalista Tiago Leifert e sua transmissão completa pode ser conferida no site oficial da CCXP Awards.

Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE elenca 7 documentários sobre as diferentes realidades brasileiras - entre eles, o premiado "A última Floresta".

Guia do Estudante
Publicidade
Publicidade