PUBLICIDADE

Estagiária é afastada após exigir saudação nazista de alunos

Caso foi registrado ainda no mês​ de março em Porto Alegre

13 abr 2017 - 09h07
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das mais tradicionais escolas públicas de Porto Alegre registrou caso de apologia ao nazismo dentro de sala de aula no começo deste ano letivo. Uma professora estagiária praticou a ação, exigindo que os alunos a recebessem com o braço direito erguido, ao estilo usado pelos simpatizantes de Adolf Hitler durante o período nazista na Alemanha. Uma estudante também chegou a ser agredida durante os poucos minutos em que a futura docente permaneceu no recinto.

O caso veio a público após denúncia junto ao site Sul21, que revelou o caso. Conforme ocorrência policial, a ação teria começado logo após a estagiária ficar sozinha com os alunos de uma turma do 3° ano do Ensino Médio. A direção relata que tudo ocorreu rapidamente, em cerca de dez minutos: após bater em uma das adolescentes do grupo, os colegas perceberam que não se tratava de uma brincadeira e acionaram a direção.

Aos supervisores da escola, a aspirante a professora mencionou que não pretendia doutrinar os alunos, mas que não sabia agir de forma diferente. Relatou ainda que foi criada em um ambiente em que o regime extremista era exaltado, inclusive dentro de casa, pelo próprio pai. Ela foi afastada imediatamente do estágio, e a universidade da qual era oriunda acabou acionada. 

A acadêmica, que passaria a ministrar aulas supervisionadas de Filosofia, era estudante da PUC de Porto Alegre e já teria concluído o bacharelado no mesmo curso anteriormente. Ela estaria afastada da universidade após o caso. A polícia civil segue investigando o ocorrido, tendo em vista que apologia ao nazismo é crime, podendo levar o praticante à prisão por período que vai de dois a cinco anos de reclusão.

Veja também

ONU denuncia "mais violência" na Síria após ataque dos EUA:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade