Taxa de inscrição do ENEM 2017 deve ser paga até quarta

Se você está pensando em fazer o Enem, descubra como imprimir o boleto, onde é possível realizar o pagamento e quem está isento da taxa.

22 ago 2017
21h03
  • separator
  • comentários

As inscrições para o Enem costumam ser abertas no mês de maio e são feitas exclusivamente pela internet. Os interessados devem preencher alguns dados cadastrais no site oficial do Enem http://enem.inep.gov.br/ dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o boleto em mãos, o participante pode efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios de todo o País.
Com o boleto em mãos, o participante pode efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios de todo o País.
Foto: Enem virtual

O procedimento é bem simples e rápido. Para para garantir sua participação no Exame é preciso pagar a taxa de inscrição ate dia 24/05.

Se você está pensando em fazer o Enem, descubra como imprimir o boleto, onde é possível realizar o pagamento e quem está isento da taxa.

Como imprimir o boleto do Enem?

Para imprimir o boleto do Enem, primeiro o participante deve fazer sua inscrição pela internet. É preciso preencher todas as informações solicitadas (como endereço, telefone, e-mail, CPF, RG, escola onde vai concluir o ensino médio, etc.) e confirmar o cadastro.

Depois de salvar seus dados no sistema, vai aparecer uma opção de imprimir a "GRU". Esta sigla significa Guia de Recolhimento da União e nada mais é que o boleto da taxa de inscrição.

Clicando nesta opção, o sistema vai gerar um boleto que você pode imprimir na hora ou salvar no computador para imprimir mais tarde.

Antes de se inscrever, leia com bastante atenção o edital do Enem . É um documento bem completo que traz todas as informações sobre as datas do Exame, valores, horário de abertura dos portões, documentos necessários, matérias que devem ser estudadas para as provas e muito mais.

Você pode acessar o Edital do Enem na página oficial do Exame.

Onde fazer o pagamento da taxa de inscrição do Enem?

Agora está mais fácil pagar a taxa de inscrição, pois o MEC ampliou a rede autorizada a receber o boleto do Enem.

Com o boleto em mãos, o participante pode efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios de todo o País.

Qual o prazo para pagamento?

Normalmente, o período de inscrição do Enem dura cerca de dez dias e os participantes têm mais um prazo depois disso para realizar o pagamento do boleto.

A data limite para fazer este pagamento muda a cada ano. Consulte o edital do Exame para confirmar esta informação.

Importante! Não deixe para pagar a taxa no último dia, pois pode acontecer algum imprevisto e você não terá outra oportunidade para efetuar o pagamento.

Se o prazo final para o pagamento cair em um feriado estadual ou municipal, você deve pagar o boleto antes dessa data.

O MEC não aceita o pagamento do boleto com atraso, mesmo que você pague multa.

E se eu perder o prazo de pagamento?

Independentemente do motivo, quem não pagar o boleto até a data prevista não poderá participar do Enem .

Em hipótese alguma o MEC vai prorrogar o prazo para pagamento da taxa de inscrição. Portanto, procure pagar o boleto o quanto antes para confirmar sua participação no Exame.

Dá para parcelar o valor da inscrição?

Não . O valor da taxa de inscrição deve ser pago de uma só vez.

Caso o participante tenha pago um valor menor que o descrito no edital, não terá sua inscrição confirmada.

É possível receber o dinheiro de volta?

Não . Se por alguma razão você pagou o boleto mas desistiu de fazer a prova do Enem, não poderá pedir seu dinheiro de volta .

A regra é clara e está descrita no edital. Em hipótese alguma o dinheiro da taxa de inscrição será devolvido, a não ser que o próprio MEC cancele o Enem - o que é improvável.

Quem pode pedir isenção da taxa?

O MEC permite que algumas pessoas façam as provas do Enem sem precisar pagar a taxa de inscrição. Mas para isso elas precisam se encaixar em uma destas situações:

-Estar matriculado no terceiro ano do ensino médio em escola pública . Todos os alunos de escolas da rede pública de ensino devidamente cadastradas no Censo Escolar da Educação Básica estarão automaticamente isentos da taxa de inscrição do Enem. Não é necessário solicitar a isenção, basta preencher corretamente as informações sobre a escola em que estuda no momento da inscrição.

-Ter baixa renda familiar .Quem não tiver condições de pagar a taxa de inscrição deve solicitar a isenção no momento de se inscrever no Enem. Para isto basta preencher a Declaração de Carência Socioeconômica durante o período de inscrição. O MEC vai analisar cada um dos pedidos de isenção. Quem tiver o pedido rejeitado terá que pagar a taxa dentro do prazo previsto no edital.

Atenção! Não é possível solicitar a isenção depois de encerrado o período de inscrição.

Ao fazer o pedido de isenção, o sistema não exige nenhum documento que comprove as informações. Porém, a organização do Exame pode solicitar esta documentação a qualquer momento. Aqueles que prestarem informações falsas serão eliminados do Enem.

Quem for contemplado com a isenção da taxa deve comparecer nos dias de prova. Aqueles que obtiveram este benefício no ano passado, mas não foram fazer o Exame precisarão se justificar para o MEC caso queiram pedir a isenção novamente.

Veja também:

O que posso fazer com a nota do Enem?

Mas que nota preciso tirar no ENEM?

Vantagens de fazer o ENEM

Enem virtual

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade