PUBLICIDADE

Saiba tudo sobre o segundo dia do Enem

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o segundo dia do Enem, o que muda em relação ao primeiro e o que fazer para garantir uma boa prova!

8 fev 2018 - 22h01
(atualizado em 5/10/2022 às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O segundo dia do Enem também acontece em um domingo, com provas em duas áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática.

Enem 2017
Enem 2017
Foto: Enem virtual

É a etapa final para os milhões de estudantes que estão fazendo o exame mais importante do ano.

Também é o momento de se concentrar ao máximo para fazer bonito naquelas que podem ser consideradas as provas mais difíceis do Enem!

Para não deixar passar nada, veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o segundo dia do Enem, o que muda em relação ao primeiro e o que fazer para garantir uma boa prova!

O que acontece no segundo dia do Enem

No segundo dia do Enem são aplicadas duas provas:

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 45 questões.

- Matemática e suas Tecnologias, com mais 45 questões.

A prova de Ciências da Natureza traz questões sobre Química, Física e Biologia.

A de Matemática é uma das que mais metem medo nos candidatos. Também, pudera: são 45 questões de puro cálculo e muito raciocínio lógico!

Todas as questões são objetivas (de assinalar), com cinco alternativas cada uma (A, B, C, D e E).

Horário das provas do segundo dia do Enem

Os horários do segundo dia do Enem são exatamente os mesmos do primeiro.

Então, para não marcar bobeira, não custa lembrar:

- 12 h: Abertura dos portões para acesso dos candidatos

- 13 h : Fechamento dos portões

- 13h30: Início das provas

Aqui você já sabe: quem não quer virar meme na internet precisa estar bem atento aos horários. O MEC não tolera atrasos e aquele minutinho a mais pode lhe custar um ano inteiro de estudos - um verdadeiro pesadelo!

Todos os horários são baseados na hora oficial de Brasília. Por isso, quem mora em estados que têm fuso diferente ou que não aderiram ao horário de verão precisa redobrar o cuidado.

Local de provas do segundo dia do Enem

O local de provas do segundo dia do Enem é o mesmo do primeiro, a menos que haja alguma mudança de última hora. Caso isso aconteça, o MEC entra em contato com os candidatos para comunicar o novo local.

Portanto, esteja sempre atento.

Saia mais cedo de casa, refaça o caminho um dia antes, confira os horários dos ônibus, observe o trânsito, enfim, fique de olho em tudo o que pode complicar o seu trajeto. Cada minuto conta.

Tempo para fazer as provas do segundo dia do Enem

Para fazer todas as 90 questões de Ciências da Natureza e de Matemática, o candidato terá apenas quatro horas e meia.

Parece bastante, mas não se engane: isso dá pouco mais de três minutos para resolver cada questão!

Até para quem tem facilidade com cálculo e raciocínio lógico é um desafio e tanto.

Lembre-se de que, além de resolver tudo, você também vai ter que preencher o cartão resposta com todo o cuidado do mundo - e isso não se faz em cinco minutos. O ideal é treinar o processo, resolvendo provas do Enem de anos anteriores ou participando de simulados.

O que levar para a prova do segundo dia do Enem

Aqui também vale a mesma regra do primeiro dia. Deixe em casa bonés, chapéus, boinas, óculos escuros, etc.

Também não pode usar equipamentos eletrônicos, livros, apostilas, telefone celular, calculadoras e similares.

Obrigatoriamente, você só precisa levar dois itens: um documento oficial recente, com foto, e uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente (é bom ficar atento a este detalhe porque os organizadores não permitem outro tipo).

Você também pode - e deve - levar o seu cartão de confirmação da inscrição. Embora não seja obrigatório, ajuda a evitar eventuais problemas.

Lanches leves e bebidas (água, suco, água de coco) para consumir durante a prova também estão liberados.

Gabarito do segundo dia do Enem

O MEC estima divulgar o gabarito oficial do segundo dia do Enem a partir de três dias úteis depois de finalizado o exame.

Mas se você ficar ligado aqui com a gente, vai poder conferir seus acertos no mesmo dia das provas. Vamos divulgar a correção pouco depois do encerramento do Enem. Volte aqui e confira!

O que fazer com a nota do Enem

Hoje o Enem é o grande passaporte para o ensino superior no Brasil. Com uma boa nota no exame, você tem inúmeras chances de conquistar sua vaga na faculdade dos sonhos.

Veja quais são os caminhos:

- Concorrer a uma vaga em universidade pública pelo Sisu: Quem fez o Enem mais recente e não tirou zero na redação pode concorrer a uma vaga em instituições públicas de todo o país. O processo seletivo do primeiro semestre abre logo depois da divulgação dos resultados do Enem, em janeiro. A outra edição ocorre na metade do ano. A concorrência aqui é bem alta e quanto maior sua nota do Enem, maiores as chances de passar.

- Ganhar bolsas de estudos em faculdades particulares: Com o ProUni (Programa Universidade para Todos) é possível estudar com bolsas integrais e parciais em faculdades privadas de primeira linha. Para concorrer ao benefício é preciso ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato também precisa se encaixar em critérios de renda e escolaridade. O processo seletivo é bastante concorrido. O ProUni abre duas vezes por ano.

- Financiar os estudos com o FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil oferece ajuda para pagar uma faculdade particular. Os juros são super baixos e o prazo para quitar a dívida só começa a contar depois da formatura. É uma alternativa bem interessante para os milhares de estudantes brasileiros que estão sem condições de pagar uma faculdade no momento. Para obter o FIES é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Também é preciso se encaixar em critérios de renda familiar. O FIES abre duas vezes ao ano.

- Entrar na faculdade particular sem fazer vestibular: Com o ingresso direto é possível usar a nota do Enem para entrar na faculdade, sem ter que fazer vestibular. Basta informar a pontuação e, caso tenha o mínimo necessário para passar, já efetuar a matrícula.

Onde estudar com a nota do Enem

O Enem pode ser usado para ingressar em um número imenso de universidades públicas e particulares em todo o Brasil.

O segredo para se dar bem é procurar uma instituição reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso vai abrir portas para você fazer bonito no mercado de trabalho mais adiante.

Conheça algumas faculdades que se encaixam em todos esses requisitos e, de quebra, ainda oferecem cursos presenciais e a distância em todo o país:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Está contando as horas para o segundo dia do Enem? Conte para a gente o que você quer fazer com a sua pontuação!

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade