PUBLICIDADE

Saiba onde ver o cartão de confirmação do Enem 2017

Disponível desde o dia 20 de outubro, o cartão de confirmação da inscrição do Enem 2017, é um documento que comprova a sua participação no Enem.

27 out 2017 - 16h43
(atualizado em 5/10/2022 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Consulte seu cartão agora mesmo e fique tranquilo para fazer as provas do Enem 2017!

Nesta reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nosso conselho para os enemzeiros é tirar os olhos dos estudos um pouquinho e se informar sobre os aspectos mais práticos da prova.

Por exemplo: você já conferiu seu cartão de confirmação do Enem 2017? Sabe para que serve?

Vale a pena parar 15 minutinhos agora mesmo, ler o as dicas que preparamos para você e depois correr atrás do seu cartão. Vamos lá?

Sobre o cartão de confirmação do Enem 2017

Disponível desde o dia 20 de outubro, o cartão de confirmação da inscrição do Enem 2017, como o nome já indica, é um documento que comprova a sua participação no Exame deste ano.

Além disso, ele é super útil para o participante se organizar. Além de dados de identificação, como o nome completo, CPF e número de inscrição, o cartão contém:

- Data, horário e local exato onde você vai fazer as provas

- Indicação de atendimento especial ou específica, se for o caso (para grávidas, lactantes, pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção, idosos, etc.)

- Sua opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)

De todas essas informações, a gente recomenda que neste momento você se concentre no local de prova.

Abra um espaço em sua agenda de estudos para planejar o trajeto até o local onde fará o Enem, evitando assim qualquer atropelo de última hora.

Encare isso como um ensaio. Escolha o melhor meio de transporte para chegar até o destino, faça o caminho pelo menos uma vez com antecedência e marque o tempo que leva para chegar até lá.

Considere que aos domingos há menos horários no transporte público e que, por ser dia de Enem, o trânsito complica um pouco. Coloque uma margem de segurança e planeje-se para sair de casa bem mais cedo quando chegar o dia da prova - 5 e 12 de novembro, só para lembrar.

Formas de acessar o cartão de confirmação do Enem 2017

A organização do Enem não envia o cartão de confirmação para ninguém. É responsabilidade do participante buscar o documento. Mas buscar? Que trabalheira!

Calma! São duas formas de você conseguir seu cartão, todas as duas super rápidas, fáceis, eletrônicas e totalmente gratuitas. Confira:

Pela internet: acesse a Página do Participante do Enem com seu login e senha. Você poderá baixar o cartão e imprimi-lo, se quiser (a gente recomenda que você faça isso e guarde bem o papel para levar no dia da prova!). Pelo celular: quem tiver um celular do tipo "smartphone" com sistema Android ou iOS pode acessar o cartão no aplicativo oficial do Enem 2017 (que pode ser baixado gratuitamente).

Objetivo do cartão de inscrição do Enem 2017

Pense em um guia de consulta rápida.

Por reunir informações básicas sobre o participante do Enem, dia, horário e local de prova, opção de língua estrangeira e casos especiais, o cartão de inscrição serve para conferir qualquer um desses dados rapidamente.

Ele vai facilitar - e muito - a sua vida. Se carregar o cartão com você, não vai precisar decorar o local de prova, nem o número da sala. Ou, pior, na hora do nervosismo acabar se confundindo e perder o horário do Enem. Já pensou que pesadelo?

Vale lembrar que o cartão de inscrição não é obrigatório para fazer o Enem.

Nos dias de prova você vai precisar apenas de um documento de identificação oficial original, recente e com foto (de preferência carteira de identidade ou de habilitação) e de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

A recomendação do MEC, no entanto, é que você tenha o cartão em mãos. É um item permitido e aconselhável, conforme você pode conferir no site do Enem.

Aliás, é sempre bom dar uma olhada no site oficial do Enem para tirar qualquer dúvida. Você já fez isso? O material está super bem explicado, com linguagem simples e direta. Vale a pena acessar.

Gabarito e resultado do Enem 2017

A gente sabe que tem muita gente aí que nem fez a prova ainda mas já está na maior ansiedade para saber quando sai o gabarito e o resultado do Enem. Vamos acabar logo com essa agonia:

- Gabarito: o oficial sai em até três dias úteis após a prova. Mas vamos divulgar por aqui a correção extraoficial, feita por professores especialistas, nos dias da prova. Fique de olho!

- Resultado: a previsão é que o resultado do Enem 2017 saia no dia 19 de janeiro de 2018.

Faculdades que aceitam o Enem 2017

Fazer o Enem, principalmente se conseguir um bom desempenho, abre as portas do ensino superior. Com ele dá para disputar vaga em universidades públicas, bolsas de estudos e financiamentos, além de entrar direto em faculdades particulares, sem precisar encarar o vestibular. É ou não é uma super mão na roda?

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e muito bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem. Juntas, estão presentes em todos os estados brasileiros. Confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Tudo pronto para acessar seu cartão de confirmação do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários como você pretende usar sua nota do exame!

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade