PUBLICIDADE

MEC usa redes sociais para monitorar irregularidades no Enem

Segundo ministro da Educação, publicações podem ajudar a identificar candidatos que declararam carência indevidamente na hora da inscrição

10 jun 2015 - 10h43
(atualizado em 5/10/2022 às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Publicações nas redes sociais podem ser usadas para ajudar na investigação de candidatos que declararam carência indevidamente no Enem 2015
Publicações nas redes sociais podem ser usadas para ajudar na investigação de candidatos que declararam carência indevidamente no Enem 2015
Foto: Marcos Santos/USP imagens / Fotos Públicas

As redes sociais são usadas pelo Ministério da Educação (MEC) para identificar irregularidades entre as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, as publicações nas redes podem ser usadas para ajudar na investigação de candidatos que declararam carência indevidamente.

Os candidatos em situação de carência são isentos da taxa de R$ 63 para o exame. Para isso, precisam ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Também são isentos aqueles com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio que cursaram o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, alguns candidatos publicam nas redes que, apesar de terem declarado carência, não preenchem os requisitos.

"Reservamos sempre nos editais o direitio de fiscalizar e investigar. Não posso dizer quantos nem como isso é feito para não entregar o sistema. Uma declaração falsa é sempre um delito. Não é correto. Não é moralmente correto. Em uma área educacional, é contraditório como objetivo da área", explicou Janine.

Pelo edital, o Inep poderá exigir a qualquer momento, mesmo após o prazo para pagamento, que termina amanhã (10), a comprovação da situação de carência. O participante que prestar informações falsas será excluído do exame.

"Estamos vivendo um momento que o Inep conhece muito dos alunos da educação básica. Sabemos até em qual escola estudou. Podemos, de acordo com as informações prestadas, indicar se há ou não situação de carência e solicitar a comprovação", esclareceu Soares.

O Inep monitora as redes sociais durante e após a realização do exame. Os candidatos que fizerem postagens durante a prova também serão eliminados.

De acordo com alanço divulgado hoje (9) pelo MEC, 3,7 milhões dos 8,5 milhões de inscritos declararam carência. Eles representam 43,9% do total. Caso esses candidatos faltem ao exame e não justifiquem, eles não serão isentos no ano que vem.

O que você precisa saber para começar o seu dia (10/06):
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade