PUBLICIDADE

Enem ou vestibular? Entenda as diferentes formas de entrar na faculdade

Entenda todas as formas de entrar no ensino superior. Vestibular ou Enem?

14 fev 2017 - 11h27
(atualizado em 5/10/2022 às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Vestibular têm muita coisa em comum. Os dois avaliam o que o estudante aprendeu nos três anos do ensino médio, com um número limitado de questões distribuídas em alguns dias.

Os dois avaliam o que o estudante aprendeu nos três anos do ensino médio, com um número limitado de questões distribuídas em alguns dias.
Os dois avaliam o que o estudante aprendeu nos três anos do ensino médio, com um número limitado de questões distribuídas em alguns dias.
Foto: Mundo vestibular

Ao mesmo tempo em que são provas muito esperadas e temidas por milhões de estudantes, tanto o Vestibular como o Enem também podem significar a porta de entrada para a faculdade dos sonhos, um diploma de nível superior, uma vida melhor ou tudo isso junto.

E se as duas provas são difíceis e necessitam de muito estudo, será que dá para ficar só com uma? Qual delas escolher? É melhor apostar todas as fichas no Enem ou no Vestibular?

Enem ou Vestibular: qual dos dois é melhor?

Se você quiser se preparar bem apenas para uma prova, Enem ou Vestibular, qual deveria escolher? Qual o melhor?

A resposta depende de vários fatores e antes de decidir é importante conhecer as características de cada exame:

Enem

-O que é: 

Prova que avalia os conhecimentos dos três anos do Ensino médio, dura dois dias. -

Como funciona: 

O estudante se inscreve pela Internet, no site oficial do Exame e, nos dias e horários marcados, comparece ao local de prova. São avaliadas quatro áreas do conhecimento em provas objetivas: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além disso, o Enem tem uma prova de redação. -

Concorrência:

 A prova do Enem não tem exatamente uma concorrência, pois todos os estudantes que participam recebem uma nota de acordo com seu desempenho, sem limites de "vagas". Essa nota pode ser usada para entrar em programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, por exemplo. Aí sim, dependendo do programa, você pode precisar ser melhor do que outros candidatos para conseguir uma vaga. -

Para que serve: 

apesar de ter sido criado para avaliar a qualidade do ensino médio, hoje em dia o Enem serve para participar de vários programas como ProUni, Sisu e FIES. Serve também para obter o certificado de conclusão do ensino médio e, em algumas faculdades, pode complementar ou até mesmo substituir o Vestibular.

Vestibular

-O que é: Processo seletivo para entrar em universidades públicas e privadas.

-Como funciona: Varia de acordo com a universidade. Normalmente envolve um ou mais dias de provas objetivas, podendo ou não ter questões discursivas e prova de redação. Alguns vestibulares acontecem em duas fases: os candidatos que passam na primeira fase podem concorrer às vagas disponíveis nas provas da segunda fase.

-Concorrência: Os participantes fazem a prova e concorrem entre si por uma vaga no mesmo curso, turno e universidade. Classificam-se os melhores para preencher a quantidade de vagas disponível.

-Para que serve: Para entrar em universidade pública ou privada.

Quando é melhor fazer o Enem?

O Enem se tornou tão importante que praticamente não vale a pena não fazer o Exame. Ele é obrigatório para participar dos seguintes programas:

-ProUni: usa a nota do Enem para classificar candidatos a bolsas de estudos em faculdades particulares. Quanto maior a nota, maiores as chances de conseguir uma bolsa. Para participar, é obrigatório ter feito o Enem no ano imediatamente anterior, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. A renda familiar máxima para concorrer ao ProUni é de três salários mínimos mensais por pessoa.

-Sisu: usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidade pública sem precisar fazer o vestibular. Quanto maior a nota, maiores as chances de conseguir entrar e são as universidades que decidem a nota mínima para cada curso. Para participar, é obrigatório ter participado do Enem no ano imediatamente anterior e não ter zerado na redação. O Sisu não tem requisitos de renda.

-FIES: quem se formou no ensino médio a partir de 2010 precisa ter feito o Enem para solicitar o financiamento do FIES. O desempenho mínimo exigido é de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. Vale lembrar que o FIES é um programa de Financiamento e para solicitá-lo o aluno já deve ter entrado na faculdade privada. A renda familiar máxima para pedir o FIES é de 20 salários mínimos.

O Enem ainda é utilizado como complemento da nota do vestibular em algumas universidades. Em outros casos, principalmente em faculdades particulares, o Enem pode substituir totalmente o Vestibular Tradicional: basta apresentar a nota do Exame e, caso cumpra os critérios daquela faculdade, já pode se matricular.

Confira algumas faculdades que aceitam a nota do ENEM no vestibular:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) - em Fortaleza

-Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) - em Recife

-Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) - em Salvador

Por isso, se você quer entrar no ProUni, Sisu ou FIES, principalmente, não só vale a pena como é obrigatório participar do Enem.

Quando é melhor fazer o Vestibular?

O Vestibular é um processo seletivo bem específico e serve para entrar em cursos superiores de muitas universidades públicas e privadas. 

É a melhor opção para quem:

-não se encaixa nos requisitos de renda e escolaridade dos programas do Governo Federal (ProUni e FIES);

-quer entrar em uma universidade pública em curso que não esteja disponível pelo Sisu; ou

-quer entrar em um curso de faculdade privada que não  esteja disponível no ProUni.

O mais importante é saber que, embora Enem e Vestibular tenham finalidades diferentes,você não precisa escolher entre um e outro. É perfeitamente possível fazer os dois exames, uma vez que o conteúdo avaliado é praticamente o mesmo.

As provas do Enem costumam ser aplicadas no final de outubro ou começo de novembro, um pouco antes das provas de vestibular de verão em muitas universidades brasileiras.

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade