PUBLICIDADE

Comissão recomenda que UFRGS não adote o Sisu em 2014

A comissão disse que a adesão para 2014 vai prejudicar os candidatos que não se inscreveram no Enem, o que pode judicializar o vestibular

8 ago 2013 - 10h18
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A comissão composta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para analisar a possibilidade de reservar 30% das vagas no processo seletivo de 2014 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para as instituições públicas.

Embora tenha argumentado ser favorável a adoção do Sisu como parte do processo seletivo, a comissão disse que a adoção a partir de 2014 pode causar a judicialização do vestibular, já que muitos candidatos podem sentir-se prejudicados pelo fato de já ter sido encerrado o prazo de inscrição no Enem.

"Considerando aspectos relativos às condições de legalidade do edital, a posição mais cautelosa, na visão desta comissão, é a de evitar a adesão já a partir de 2014, uma vez que, no momento de lançamento do edital do próximo concurso vestibular, estarão encerradas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio", diz a comissão.

O grupo composto por dez representantes dos professores, técnicos e alunos apontou, no entanto, que a adoção do Enem/Sisu é positivo para a universidade, já que oferece condições ampliadas de acesso ao ensino superior para estudantes em localidades distantes da região sul. Os representantes ainda pedem que os trabalhos da comissão sejam mantidos até outubro deste ano para a apresentação de uma proposta de utilização do sistema unificado a partir de 2015.

O parecer da comissão contraria proposta da Pró-reitoria de Graduação e será apreciado em reunião do Conselho Universitário, na sexta-feira.

Minoria entre as federais

Entre as dez maiores universidades federais do País, apenas a UFRGS e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) resistem a adoção do Sisu como forma de seleção dos seus alunos, embora a UFPE já utilize o Enem como primeira fase do vestibular. Na UFRGS, o exame nacional serve apenas para compor a nota final do candidato, de forma optativa.

Outras instituições federais, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  a Universidade de Brasília (UnB) decidiram aderir ao Sisu este ano, mas a decisão foi tomada com antecedência, permitindo a inscrição dos candidatos no Enem. O mesmo não ocorreu na UFRGS, que postergou para agosto a decisão.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade